Crianças e adolescentes de escolas do Semiárido escrevem Carta para candidatas e candidatos a prefeitas/os e vereadoras/es

30/06/2016
Crianças e adolescentes de escolas do Semiárido escrevem Carta para candidatas e candidatos a prefeitas/os e vereadoras/es

Crianças e adolescentes, de escolas do campo e da cidade, de alguns municípios do Semiárido da Bahia estiveram no último dia 25 de maio de 2016, em Feira de Santana durante o VII INTERCÂMBIO E TROCA DE SABERES ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO SEMIÁRIDO para pensar e escrever a Educação que querem e de como é possível melhorá-la.

Buscando exercer a cidadania diante do que enfrentam nas escolas do campo que frequentam nas comunidades e municípios, solicitam atenção para o atendimento e mais investimentos na melhoria da educação e da vida nas comunidades.

Foram realizadas reuniões por grupos/áreas e destacados o que precisam para solicitar
  aos senhores e senhoras candidatas e candidatos a Vereadoras/es e Prefeitas/os para que façam projetos que atendam sua principais necessidades.

Leia abaixo a
 Carta em sua íntegra:

CARTA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE ESCOLAS DO SEMIÁRIDO PARA CANDIDATAS E CANDIDATOS A PREFEITAS/OS E VEREADORAS/ES

Senhoras e Senhores candidatas/os a Vereadoras/es e Prefeitas/os,

Somos crianças e adolescentes, de escolas do campo e da cidade, de alguns municípios do Semiárido da Bahia. No dia 25 de maio de 2016, nos reunimos na cidade de Feira de Santana - Bahia, durante VII INTERCÂMBIO E TROCA DE SABERES ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO SEMIÁRIDO para pensar e escrever a Educação que queremos e como melhorar. Buscando exercer nossa cidadania, e, diante do que enfrentamos nas escolas do campo que frequentamos, nas comunidades e municípios, solicitamos atenção para o atendimento e mais investimentos na melhoria da educação e da vida nas comunidades.

Fizemos reuniões por grupos/áreas e destacamos o que precisamos. Solicitamos aos senhores e senhoras candidatas e candidatos a Vereadoras/es e Prefeitas/os que façam projetos que atendam nossas principais necessidades, que são as seguintes:

Em relação à Saúde: alguns cuidados e serviços para ter uma saúde melhor na escola.

Saneamento básico nas comunidades rurais, com atenção especial para as escolas do campo, pois muitas ainda não têm;

Água potável nas escolas e nas comunidades, especialmente nas rurais;

Posto de Saúde e atendimento à saúde nas comunidades rurais;

Serviços odontológicos, oftalmológicos e exames de laboratórios nas escolas, comunidades rurais e urbanas;

Coleta de lixo – várias comunidades rurais não tem coleta de lixo o que provoca doenças e sujeira nos pastos, ameaçando vida dos animais e da natureza;

Garantir alimentação saudável nas escolas com produtos da região de origem da agricultura familiar;

Fazer formação de higiene e cuidado no preparo da alimentação escolar;

Palestras com famílias sobre saúde e prevenção às doenças;

Incentivos para cultivo de plantas medicinais e alimentação saudável.

Em relação aos Esportes e Lazer: precisamos de esportes que não seja apenas futebol e de espaços para lazer. Solicitamos:

Quadras poliesportivas cobertas nas escolas, especialmente do campo;

Refletores no campo de futebol;

Redes novas para as traves e para vôlei;

Bolas novas para os diversos esportes;

Coletes, chuteiras e outros materiais;

Equipamentos esportivos para diversas modalidades de esportes;

Educadores ou Educadoras Físicos para orientação;

Construção de parques, praças e jardins para as crianças nas escolas do campo;

Oferta de capoeira nas escolas e comunidades;

Piscina nas comunidades;

Pistas de Skate e pistas para corridas

Cobertura dos espaços de lazer nas escolas.

Em relação à Cultura: maior incentivo à cultura local e surgimento de novos artistas nas escolas e comunidades.

Mais bibliotecas nas comunidades com livros variados para estudos e pesquisas;

Ampliação do Projeto Baú de Leitura com mais Baús e livros de literatura;

Projetos de músicas, danças, teatro e mais poesias nas escolas;

Salão para apresentação cultural nas comunidades, sessões de cinema nas comunidades para incentivar a cultura;

Brinquedoteca nas comunidades;

Incentivos para levar as comunidades os circos, teatro, grupos danças, etc.;

Em relação à melhoria da Educação: melhorar as escolas do campo e da cidade:

Melhorar as estruturas físicas das escolas do campo, disponibilizando espaços para construção de horta escolar, pátios com plantas e árvores frutíferas, espaços para lazer e apresentações culturais;

Criar em todas as escolas ambientes com práticas esportivas, atividades físicas, brinquedos e de recreação;

Colocar o Projeto CAT – Conhecer, Analisar e Transformar a realidade e o Projeto Baú de Leitura para todas as escolas com mais livros de literatura e tempo para leitura e atividades artísticas;

Disponibilizar tempo e transporte para as professoras e professores participar de formação para melhorar nossa aprendizagem e a escola ficar mais dinâmica e com os conteúdos da nossa realidade do Semiárido;

Disponibilizar transporte para estudantes visitar parques, museus e outras realidades, bem como participar de intercâmbio melhorando a aprendizagem;

Mais livros e materiais didáticos dentro da realidade do campo do Semiárido;

Auditórios com palcos e espaços para cultura e lazer;

Manutenção de cadeiras e mobiliário da escola;

Mais computadores e manutenção dos existentes para pesquisas;

Garantir água potável, sanitário e cozinha em todas escolas, especialmente as escolas do campo;

Melhorar a alimentação escolar com produtos mais saudáveis e da agricultura familiar;

Melhorar o transporte escolar, capacitar os motoristas para ter mais cuidado com as crianças e adolescentes e respeitar horários das aulas;

Estudar o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) nas escolas com estudantes, com as famílias, com funcionários e funcionárias das escolas;

Não fechar as escolas do campo – quando não tiver estudantes, disponibilizar o espaço para a comunidade se reunir e para atividades de cultura e de lazer;

Municípios presentes: Araci, Barrocas, Conceição do Coité, Feira de Santana, Itiúba, Lamarão, Monte Santo, Nordestina, Nova Fátima, Queimadas, Quijingue, Pintadas, Santa Luz e Valente.

Outros municípios convidados: Baixa Grande, Cansanção, Ichu, Mairi, Retirolândia, Riachão do Jacuípe e Serrinha.


DOWNLOAD DO ANEXO