A 7ª Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária acontece em Valente neste fim de semana

14/05/2016
A 7ª Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária acontece em Valente neste fim de semana

Cerca de 2 mil pessoas participam neste final de semana em Valente, da 7ª Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária, entre agricultores e agricultoras familiares, visitantes, convidados, expositores, inscritos em minicursos e palestrantes. 
 
Troca de saberes, debates, propostas para as políticas públicas da Agricultura Familiar e valorização da cultura regional, tudo isso movimenta os três dias do evento realizado pela Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (FATRES) que teve início nesta sexta (13) com final no próximo domingo (15).
 
São três dias de troca de experiências e saberes sobre produção, segurança alimentar e nutricional, acesso ao mercado justo, comercialização e exposição de produtos oriundos da agricultura familiar. Tudo isso acontece em consonância com a realização dos minicursos sobre diversos temas. 
 
Um dos pontos altos da Feira foi a cerimônia de abertura na tarde do dia 13, com a participação de representantes do governo estadual, da sociedade civil,  movimentos e entidades parceiras da FATRES, movimento de juventude, famílias agricultoras, técnicos agrícolas e artistas locais.
 
Representando o Movimento de Organização Comunitária (MOC) a diretora Terezinha Santos afirmou a importância da agricultura familiar como transformação para o semiárido. "O MOC tem um compromisso nas ações de mobilização e fortalecimento para todos os agricultores e agricultoras”, ressaltou.
 
Para o prefeito do município de Valente, Ismael Ferreira, o município participa de um evento onde agrega a diversidade. "A diversidade é representada por cada agricultor, mulheres, homens e acima de tudo produtores que transformam seu dia a dia e pra nós valentenses e é  com muita honra que recebemos está linda Feira aqui”.
 
Segundo o presidente da FATRES Urbano Carvalho o momento é de grande satisfação e alegria por realizar em meio às dificuldades uma Feira com essa dimensão. "Afirmo ainda que as parcerias que nós conseguimos construiu o espaço desta Feira juntamente com a equipe técnica da instituição fez por merecer diante desse trabalho que Celebrar 20 anos nesta feira é a congratulação de um trabalho que não pode parar”.
 
Na noite da sexta aconteceu a cerimônia em comemoração aos 20 anos da FATRES com lançamento de livro alusivo à data, homenagem dos parceiros, inclusive do MOC (foto), e coquetel com apresentação cultural.
 
Ainda como parte do evento acontece leilão de animais e as noites culturais que enfatizam as diversas expressões da cultura popular, com a participação de artistas como Dó Nascimento, Arquimedes Nascimento, Givaldo José, João Enoque e Léo Boaventura (sexta-feira) e Paulinho Jequié, Cescé Amorim, Timbaúba e Zicks Musical (sábado).