Encontro Territorial discute Empoderamento das Mulheres e Participação na Política

05/05/2016
Encontro Territorial discute Empoderamento das Mulheres e Participação na Política

“Análise do cenário político e a participação das mulheres nas esferas de decisão política - ameaça aos direitos das mulheres” este foi o tema de apresentação do Movimento de Organização Comunitária (MOC) no início da manhã de hoje (05) durante o Encontro Territorial ‘Empoderamento das Mulheres e Participação na Política’.

Refletir sobre a condição da mulher na sociedade e sua participação nos 
espaços de poder e decisão política, além de compreender as faces das desigualdades de gênero e a sub-representação das mulheres na política foram alguns dos objetivos do encontro que contou com a participação de Olívia Santana, Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres, da professora Amélia Maraux da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Marta Rodrigues, Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), além de técnicos do MOC dos Programas de Gênero, Comunicação e Educação do Campo Contextualizada, lideranças dos movimentos de mulheres / feministas e candidatas a cargo eletivo 2016, gestoras e estudantes.

Segundo Selma Glória, do Programa de Gênero do MOC, o evento também visa compreender a importância da participação das mulheres na política, além de construir estratégias de superação dos desafios e garantir a ampliação da participação e eleição das mulheres nas eleições 2016. Em escala global, a liderança das mulheres e sua participação política estão comprometidas. As mulheres estão sub-representadas como eleitoras e em posições de liderança , seja em cargos eletivos , de serviços públicos, no setor privado ou na academia. Isso ocorre apesar de suas habilidades comprovadas como líderes e agentes de mudança, e de seu direito de participar igualmente na governança democrática. 

O encontro acontece no auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sintraf), em Conceição do Coité, numa ação que faz parte das atividades do Projeto Parceiros por um Sertão Justo, desenvolvido pelo MOC com apoio da Actionaid.

Mulheres: Direito a ter Direitos
Ainda neste 06 de maio, mulheres trabalhadoras rurais de diversas comunidades do município de Conceição do Coité reuniram-se pela manhã para debater o tema "Mulheres: Direito a ter Direitos".

Refletindo o tema do encontro, Maria Vandalva, conduziu a roda de conversa estimulando a participação das mulheres para uma reflexão sobre o que vem ocorrendo no Brasil, sobretudo, como a imagem da mulher, na pessoa da presidenta Dilma Rousseff
, vem sendo tratada por uma parcela da sociedade e chancelada pela grande mídia do país.

Além do MOC e Sintraf estiveram presentes representantes da Fatres, Nedet\UEFS, Fetraf-BA, Cooafes e da Câmara Municipal. A atividade intitulada como "Assembléia das Mulheres" é uma retomada das ações de mobilização da secretaria de Mulheres do SINTRAF Coité.