Resultado da pesquisa em Educação do Campo está publicado em livro que será lançado em Feira durante Seminário

14/03/2016
Resultado da pesquisa em Educação do Campo está publicado em livro que será lançado em Feira durante Seminário

O Movimento de Organização Comunitária (MOC), em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), movimentos sociais e sindicais do campo, desenvolve há 20 anos uma experiência em Educação do Campo Contextualizada para o Semiárido em 21 municípios do Semiárido da Bahia, localizados no Território do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portão do Sertão.

Trata-se do Projeto CAT - Conhecer, Analisar e Transformar a realidade do campo  que integra o Projeto Baú de Leitura que visa a construção de leitores a partir da leitura lúdica, contextualizada e dimensões artísticas.  O projeto envolve atualmente cerca de 21 mil crianças e adolescentes e 1.200  professores/as, 58 coordenadores/as municipais, 42 representantes da sociedade civil e 40 gestores/as.

O projeto se constitui em  formação continuada de professores/as, coordenadores/as, secretários/as, diretores/as de escolas e representantes da sociedade civil. A formação para desenvolver uma proposta metodológica apropriada e específica para convivência com  o Semiárido e o desenvolvimento sustentável.  Enfim, o projeto CAT/Baú de Leitura contribui para o desenvolvimento do município.

Para analisar a eficácia, eficiência e impactos do projeto nas crianças, adolescentes e jovens, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realizaram uma pesquisa científica que contou com apoio do Instituto para Cooperação e Desenvolvimento (ICEP)/ Fundação Optimus da Áustria .

Os resultados da pesquisa são muitos positivos:
- os municípios que investem tem um ganho maior, pois tem menor abandono escolar, desemprego;
- Jovens que já participaram do projeto nunca se envolvem com drogas ou violência;
- Jovens que participaram continuaram seus estudos, tem visão crítica de mundo, se envolve na comunidade para melhorar a vida da família e comunidade, trabalham e tem visão de futuro.

Por outro lado, a pesquisa foi realizada em municípios que NÃO tem o projeto e foi constatado que a maioria dos jovens das comunidades rurais abandonam os estudos no 7º Ano,  casam precocemente, estão desempregados , dentre outros motivos. O resultado da pesquisa está publicado em livro que será lançado no "Seminário Sobre Políticas Públicas com Gestores Sobre Educação do Campo Contextualizada" que acontecerá  no próximo dia 16 de março ,no Centro Social Urbano (CSU) localizado no bairro Cidade Nova,  em Feira de Santana.

A Coordenação Geral da pesquisa foi realizada pela Profa. Dra. Maria do Socorro Silva da UFCG,  Profa.  Dra. Inaiá Carvalho (UFBA)  e Prof. Ms. Djair Silva.  Com os resultados positivos da pesquisa em mãos, publicado em livro, a ideia é que a metodologia adotada no projeto seja analisada por Gestores para colocar em prática através das políticas públicas e que vale a pena investir, pois muito contribui para o desenvolvimento rural e urbano dos municípios.

Por: Vera Carneiro
Coordenadora do Programa de Educação do Campo Contextualizada do MOC