Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária comemora três anos

09/03/2016
Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária comemora três anos

O Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária, localizado no município de Serrinha, celebrou hoje, 09, mais um ano de vida. São três anos promovendo a comercialização de produtos da agricultura familiar. O Armazém gerido pela Arco Sertão Central tem um modelo desenvolvido que agrega parte da sua estrutura para comercialização, setor de administração, auditório para eventos e formação além e cozinha e refeitório.
   Para a comemoração foi realizado junto aos empreendimentos filiados debate sobre acesso aos mercados institucionais ressaltando os desafios e perspectivas para 2016; além de apresentação da conjuntura do Governo Estadual e ações voltadas para o fortalecimento dos empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária.
  Representantes da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e da Superintendência de Economia Solidária vinculados ao do governo do estado participaram da atividade durante todo o dia. Segundo Silvia Martins, representante da superintendência, ressalta que “o governo do estado entende que além de ser um reflexo das reivindicações do movimento social e bem como a consolidação de uma política publica de governo o Armazém potencializou e garantiu a comercialização para os empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária. A gente considera que o espaço vem atender uma educação de consumo, pois os produtos tem qualidade”. 
    Outras entidades participaram do evento e citaram o quanto o Armazém vem melhorando e a vida das famílias, grupos e cooperativas na região. Como fala José Raimundo Carneiro, representando o SEBRAE, “para nós é uma realização de um sonho, pois desde 2008, nós já levantávamos essa discussão para o fortalecimento da economia solidária e o SEBRAE sempre buscou levar os grupos para participar de grupos solidários falando de desenvolvimento local e a gente vê hoje um sonho realizado, a agricultura familiar tendo oportunidades”.
   Para Gisleide Carmo, coordenadora do Programa de Fortalecimento Empreendimentos Econômicos Solidários – PFEES do Movimento de Organização Comunitária – MOC, enfatizou que “o MOC tem em seu planejamento estratégico assessorar a Arco Sertão Central, uma das principais articuladoras de empreendimentos da economia solidária e da agricultura familiar, e para nós cabe o sentimento de luta e conquista, pois comemorar os três anos de uma rede que  consegue articular em torno de 67 empreendimentos, sendo de cooperativas e associação, é a realização desse sonho positivo, de um modelo que será implementado em outros territórios, isso significa dizer que vale tudo que estamos fazendo”, completa.
  Segundo Leninha, Coordenadora Geral da Arco, sente-se agradecida por todas as conquistas dentre os três anos do Armazém. “Para nós é uma conquista enorme, provamos para o governo que viemos para ficar e isso diz que eles acreditam no que estamos fazendo, pois todos e todas agricultores e agricultoras estão tendo sua renda aumentada e isso é o fortalecimento de uma agricultura familiar mais justa e solidária”, completa.
     Demais entidades municipais e regionais prestigiaram a comemoração. Em tempo, a assessoria do Deputado Estadual Gika Lopes, leu uma moção de aplauso e reconhecimento à Arco Sertão Central pelo Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária, citanto também diversos parceiros incluindo o MOC, moção essa que será publicada no Diário Oficial.


Por Kívia Carneiro -Comunicóloga
Comunicação MOC