Fagner participa de audiência com Governador Jacques Wagner

09/06/2009

Na manhã de hoje (09), o adolescente Fagner Moreira Lima de 13 anos participou de audiência com o governador do estado Jacques Wagner, em Salvador. Fagner juntamente com seus pais, Luciano Moreira e Maria de Fátima Moreira, a secretária de Educação do município de Nova Fátima, Florisvaldda Rios e Vera Carneiro, coordenadora do programa de Educação do Campo do MOC foram recebidos por volta das 11 horas no gabinete do governador, onde foi parabenizado por sua atuação como aluno do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e por sua indicação para representar o Brasil no Encontro do G8 Jovem, que reúne os oito paises mais ricos do mundo.

 

Mesmo sendo ainda um adolescente, ele tem participado ativamente de espaços de combate ao trabalho infantil. Natural de Nova Fátima, no Território da Bacia do Jacuípe, é egresso do trabalho infantil. Mas há cinco anos viu sua realidade mudar ao fazer parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que ao longo desses anos de existência do teve acompanhamento e capacitações para monitores através do Movimento de Organização Comunitária (MOC).

O adolescente se tornou aluno de destaque em projetos da entidade, como Baú de Leitura e a Jornada Ampliada, participando ainda como delegado nas conferências municipal e estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 

Fagner, afirma que é muito importante para ele representar a adolescência do nosso país em um encontro dessa dimensão. “Até pouco tempo atrás a adolescência não tinha chance de participar de movimentos tão importantes, para mim é uma honra, quantos adolescentes gostariam de estar no meu lugar.” ressalta Fagner. O encontro acontece no dia 13 de julho em Roma, na Itália.

 

Ele acredita que a formação no PETI tem sido de fundamental importância para conhecer temas polêmicos, como o combate ao trabalho infantil.  “Antes eu trabalhava com meu pai estendo fibra de sisal, depois que fui para o PETI isso mudou, quase não faço mais essa atividade” afirma o adolescente.

 

Para a mãe de Fagner é um momento muito importante, mas difícil de acreditar que fosse realidade. “Enquanto família a gente se preocupa, mas a gente vê que o futuro dele está à frente e com certeza será um futuro brilhante” ressalta Maria de Fátima. O pai acredita que a participação no PETI e em outros projetos foram fundamentais para a formação do filho. “Está no PETI ajudou a desenvolvê-lo e a fazer boas amizades”, o casal conta que o filho mais novo de 8 anos deseja seguir os mesmos passos do irmão no programa.

 

Durante o encontro, o governador Jacques Wagner conheceu a história de Fagner e ficou impressionado com a habilidade política do adolescente nos eventos em que ele participou como encontro do UNICEF em Recife, no mês de maio, e se colocou a disposição para ajudar no que fosse necessário para a viagem. “Com certeza é um orgulho para nós termos exemplos como ele representando Bahia e o Estado” afirma o governador.

 

Fagner, assim como outros jovens é um exemplo de como o PETI vem dando resultado ao longo desses anos, sobre o funcionamento do programa o governador afirma ter consciência de que é preciso otimizar os recursos.

 

“Realmente temos que fazer contratação, hoje temos dificuldade de manter a modalidade que tínhamos de contratos dos monitores. Por decisão do Ministério Público e da Justiça que nos obriga a fazer seleção, e quando ela é feita nem sempre os que lá já estavam conseguem se qualificar. Tenho consciência de que isso está acontecendo na região do Sisal, mas temos que buscar uma solução, se depender do aporte do governo no que puder vamos ampliar” afirma o governador Jacques Wagner.


DOWNLOAD DO ANEXO