MOC participa em Pernambuco da Caravana Agroecológica e Cultural que reúne pessoas de todo o Semiárido

29/02/2016
MOC participa em Pernambuco da Caravana Agroecológica e Cultural que reúne pessoas de todo o Semiárido

O MOC participou entre os dias 25 e 27 de fevereiro deste, da Caravana Agroecológica e Cultural, em Ouricuri, no território pernambucano do Araripe. Cerca de 120 pessoas de todos os estados do Semiárido brasileiro participaram do encontro, dentre eles os técnicos Tainá Matos e Pedro Genir, do Programa de Água, Produção de Alimentos e Agroecologia (PAPAA), do MOC.

Os participantes compartilharam de algumas experiências de famílias agricultoras da região que retratam as diferentes formas de produção, como os sistemas agroecológicos, irrigação, bovinocultura e alternativas para a convivência com o Semiárido. Os conflitos por terra e os impactos da transnordestina e do polo gesseiro também foram conhecidos e debatidos.

“Porque interessa para sociedade apoiar a agroecologia? Valorização da vida, das mulheres, dos jovens, alimentação saudável, autonomia, saúde e biodiversidade, são algumas das respostas”, ressalta Tainá.

A programação incluiu ainda a apresentação dos resultados do “Estudo de Viabilidade Econômica e Ecológica dos Agroecossistemas do Semiárido”, realizado em três agroecossistemas do território do Araripe. A iniciativa foi da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) em parceria com a ONG Caatinga, Rede Ater Nordeste, Articulação Semiárida Brasileira (ASA) e o Instituto Nacional do Semiárido (Insa).