MOC recebe dois novos veículos para contribuir ainda mais com o fortalecimento da agricultura familiar

21/02/2016
MOC recebe dois novos veículos para contribuir ainda mais com o fortalecimento da agricultura familiar

O Movimento de Organização Comunitária (MOC) foi um dos reconhecidos pelo seu trabalho de fortalecimento a agricultura familiar  para receber dois, dos oito veículos utilitários adquiridos pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR) mediante convênio com a Secretária de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA), para auxiliar na Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e dinamização da agricultura familiar do Território do Sisal. Estes veículos são frutos de uma antiga demanda do Colegiado Territorial do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Sisaleira do Estado da Bahia – CODES SISAL, através  de um projeto enviado via Proinf 2012. O MOC integra a diretoria do CODES.

No total, o Território do Sisal  composto por 20 municípios baianos, recebeu, neste sábado (20), nove veículos utilitários que irá dinamizar a agricultura familiar naquele território. A entrega aconteceu no município de Teofilândia, durante evento realizado com a presença do governador da Bahia, Rui Costa, do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, de parlamentares, prefeitos e entidades da sociedade civil da região.

Outras  entidades beneficiadas foram a Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (APAEB),  a Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (FATRES) e a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes) e mais três cooperativas filiadas a Arco Sertão.

Durante a solenidade, também foi entregue, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), um caminhão baú refrigerado para a Agência Regional de  Comercialização do Semiárido - Arco Sertão, instituição composta por 32 cooperativas e associações, responsável pelo gerenciamento do Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária, localizado em Serrinha e uma caçamba, para a prefeitura de Teofilândia.

A Arco Sertão, que comercializa produtos para programas como o de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), fornece também para a rede varejista do interior e da capital baiana. De acordo com a presidente da entidade, Eleneide Alves, o caminhão irá viabilizar a comercialização da rede de cooperativas. "Antes fazíamos três ou quatro viagens para conseguir fazer as entregas de alguns produtos, agora, com o caminhão, haverá uma melhoria na logística e na qualidade e quantidade dos produtos entregues".

O governador da Bahia, Rui Costa, destacou a importância de fortalecer a agricultura familiar no estado, e destacou que, para essa finalidade, as entidades receberam os veículos, que irão ajudar os agricultores a transportar, de maneira adequada, os produtos da agricultura familiar, além de realizar a assistência técnica, melhorando a renda e a qualidade de vida dos agricultores atendidos. "São 700 mil famílias na Bahia, que sobrevivem da agricultura familiar, que, fortalecidas, irão movimentar também o comércio, gerando emprego e renda e melhorando a economia nos municípios baianos".

O titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, destacou a presença das mulheres, representantes das entidades beneficiadas, e salientou que essas entregas, da caçamba, para a recuperação de estradas, dos veículos, para a assistência técnica e do caminhão baú, para fortalecer a comercialização dos produtos da agricultura familiar, integram a estratégia do governo estadual de inclusão socioprodutiva dessas famílias. "Todas as entregas são importantes para o fortalecimento da agricultura familiar nessa região, mas podemos destacar a entrega do caminhão baú refrigerado, que irá favorecer o trabalho da rede Arco Sertão, não só no Território do Sisal, mas também em municípios dos territórios Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão e para o PNAE, além de viabilizar o escoamento da produção das cooperativas filiadas, estimulando a renda para essas famílias".