Seminário debate Trabalho Infantil em Feira de Santana

08/06/2009

Acontece no dia 09 de junho na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Feira de Santana, o Seminário de Combate ao Trabalho Infantil: Enfoques em Educação e Gênero.


O evento é uma realização da Superintendência Regional do Trabalho do Estado da Bahia, onde vão participar conselheiros de Direitos, conselheiros tutelares, gestores municipais, representantes do Ministério Público e membros da sociedade civil que trabalham pela garantia de direitos das crianças e adolescentes.


Durante o seminário será assinada uma Carta de Intenções entre a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e o Município de Feira de Santana, com o objetivo de estabelecer com a gestão municipal o compromisso de atuar na erradicação do trabalho infantil.

Programação-  Para a programação estão previstas  diversas palestras e atividades sobre o histórico do trabalho infantil no município,os impactos gerados na saúde da criança e do adolescente e as interfaces apresentadas entre Educação, Gênero e Trabalho Infantil.


Representando o  Programa de Gênero do Movimento de Organização Comunitária (MOC), Varia Vandalva vai participar do seminário ministrando a Palestra: Estratégias de Combate ao Trabalho Infantil e apresentar as suas experiências a respeito das questões de gênero e de que forma elas podem influenciar e estão associadas nas formas de exploração e de trabalho infantil.

As questões de gênero exercem influência direta nas formas de trabalho infantil, a exemplo da exploração sexual e do trabalho doméstico, bastante freqüente entre as meninas e considerados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como exemplos de piores formas de trabalho infantil.


DOWNLOAD DO ANEXO