Iniciada em Feira a Conferência Territorial de ATER do Portal do Sertão

16/02/2016
Iniciada em Feira a Conferência Territorial de ATER do Portal do Sertão

Com o tema Assistência Técnica e Extensão Rural, Agroecologia e Alimentos Saudáveis, acontece hoje e amanhã, 16 e 17 de fevereiro, a 2ª Conferência Territorial de ATER do Portal do Sertão. A Conferência acontece na Pousada Central, em Feira de Santana, onde serão definidas estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da oferta dos serviços de assistência técnica e extensão de qualidade aos agricultores familiares baianos.

Além de técnicos do MOC representando a instituição, o evento reune  mais de 140 pessoas, dentre elas os 70 delegados, representantes do poder público e da sociedade civil, dos 17 municípios que compõem o Território de Identidade Portal do Sertão. Esta é uma das 27 Conferências que estão sendo realizadas, uma em cada Território de Identidade do estado.

O Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância do debate, envolvendo os sujeitos do Território. "A etapa territorial é um ciclo que vêm das conferências municipais, construindo o debate local, entendendo quais são os papéis do município, trazendo para esta etapa o que é específico do município, mas o que é comum no território para fazermos, em conjunto, em abril, na etapa estadual, um balanço dos desafios, dos saltos dados para a partir daí a Bahia participar da etapa nacional com muita qualidade e força".

O secretário também salientou o papel da assistência técnica  para o desenvolvimento rural. "A ATER é um vetor de geração de renda, de transição agroecológica, de inclusão de juventude, mulheres, povos tradicionais, pessoas com deficiência no processo produtivo. A ATER é a inteligência do desenvolvimento rural para podermos enfrentar estes temas e alcançarmos o desenvolvimento. A ATER é, enquanto instrumento, um grau de qualificação para que as pessoas possam ter sua responsabilidade no município, no Território, na Bahia e no Brasil, oportunizando para sairmos do grau que temos de pobreza, do grau de projeção da pobreza para o dinamismo econômico".

Estes encontros são promovidos pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS). A etapa territorial é obrigatória para a realização da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (CEATER), que antecede de 6 a 8 de abril, em Salvador.