Acontecem na região as etapas municipais das Conferências de ATER

24/11/2015
Acontecem na região as etapas municipais  das Conferências de ATER

Os municípios do Território do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão já estão realizando suas Conferências Municipais de Assessoria Técnica e Extensão Rural – ATER, que ocorrem neste mês de novembro, com o tema: “Ater, agroecologia e alimentos saudáveis”. Os debates e elaboração das proposições das Conferências acontecem a partir de três eixos temáticos, sendo: Sistema Nacional de ATER – fortalecimento institucional, estruturação, gestão, financiamento e participação social; ATER e políticas públicas para a agricultura familiar; Formação e construção de conhecimentos na ATER. 

Neste 23 de novembro acontece a Conferência Municipal de ATER nos municípios baianos de Valente, Ichu e Araci (foto) sendo o Movimento de Organização Comunitária (MOC) representado pelos seus técnicos Reinilton Carneiro, Edcarlos Almeida e Francisco Carvalho, respectivamente, do Programa Água, Produção de Alimentos e Agroecologia (PAPAA). “Nesta Conferência de Araci o MOC foi escolhido representante para a Conferência Territorial”, ressalta Francisco. 

As próximas Conferências Municipais com a participação do MOC estão previstas para acontecer ainda neste mês de novembro em Quijingue e Serrinha (26), Riachão do Jacuípe (27) e Conceição do Coité, Retirolândia e Santaluz (30). Diversos outros municípios já realizaram suas Conferências ao longo do mês. 

Esses eventos estão sendo preparadas pela comissão estadual de organização, através da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural - Bahiater, delegacia federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA e o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável/CDRS e diversas entidades da organização civil, a exemplo do MOC. 

As Conferências pretendem reunir representantes de organizações, movimentos sociais, agricultores e agricultoras, poder público para avaliar e elaborar proposta e estratégias na execução do programa nacional de Ater para a etapa Territorial. No total serão 27 Conferências Territoriais, uma em cada Território de Identidade do Estado.  A expectativa é reunir mais de três mil participantes. 

As Conferências Territoriais são etapas obrigatórias para a realização da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (CEATER), que antecede a etapa nacional. A CEATER será realizada, em abril de 2016, com a participação dos delegados eleitos nas Conferências Territoriais. 

Por:
Maria José Esteves
Programa de Comunicação do MOC