MOC participa da Plenária Territorial do Cooperativismo

17/11/2015
MOC participa da Plenária Territorial do Cooperativismo

O Movimento de Organização Comunitária – MOC, através do Projeto Mais Gestão em parceria com a Cooperativa Agropecuária Mista dos Pequenos Agricultores da Região de Ribeira do Pombal – COOPARP, realizou, hoje (17), no Território de Identidade Nordeste II, precisamente no município de Ribeira do Pombal, a Plenária Territorial do Cooperativismo.

O evento teve o objetivo discutir o fortalecimento das cooperativas do Território. Participaram representantes de nove cooperativas da região, e teve a participação de Iara Andrade da UNICAFES.

O momento serviu também para avaliar as dificuldades que as cooperativas enfrentam, surgindo assim a necessidade de trabalhar a educação cooperativista tanto com cooperados quanto com os dirigentes, isso permitirá o trabalho com mais eficiência, qualidade e organização em rede.

Outros pontos foram importantes para a discussão como: viabilizar a comercialização, serviços estratégicos para melhor desenvolvimento, acesso às compras publicas além do processo das próprias cooperativas estarem em rede. Para o técnico do MOC no Território, José Pereira, o momento “foi importante para as cooperativas poderem se organizar ainda mais”.

Dentre as nove cooperativas participantes apenas uma não faz parte do Projeto Mais Gestão, projeto do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, realizado pelo MOC que presta acompanhamento técnico para cooperativas de todo Estado baiano.


Por:
Kívia Carneiro
Programa de Comunicação do MOC