Educomunicação pode se tornar política pública

28/05/2009

No município de Retirolândia a Câmara Municipal de Vereadores aprovou o Plano Municipal de Educação para o ano de 2009. O plano também contempla as ações de Educomunicação para as nove escolas do campo em que o projeto funciona, trabalhando diretamente com 16 educadores. O próximo passo é ser sancionado pelo executivo.

A decisão foi tomada durante seção extraordinária na manhã do dia 27 que teve como prioridade o novo piso salarial dos professores, que passa a vigorar a partir de junho. Professores de nível II terão reajuste de R$ 950,00, enquanto os de nível III e IV terão um reajuste também nesse valor, acrescido de 15% e 25% respectivamente.

Na ocasião estaria acontecendo a Oficina de Capacitação com os educadores do município, mas está foi remarcada para o dia 02 de junho. Os educadores apresentaram como demanda para esta oficina a produção de fanzines, o objetivo é produzir a peça nas comunidades após a oficina.

Com apoio da prefeitura, os fanzines serão reproduzidos em quantidade para serem distribuídos a partir de 08 de julho entre as famílias, a fim de sensibilizar para a importância do processo de educomunicação na formação do aluno.

Em Conceição do Coité a atividade já foi desenvolvida no dia 26 de maio, no CAIC. Os educadores mostraram os resultados do trabalho desenvolvido. Alem da produção de telejornais, jornal mural, visita à rádios comunitárias, a metodologia de educomunicação tem ajudado os alunos hiperativos a se voltarem mais para as atividades.

Segundo Janete Silva, educadora, o Projeto Circulo de Amigos tem ajudado esses alunos. “A proposta é que após produzirem o programa de rádio, o aluno traga os pais e um amigo para assistir a apresentação do programa, isso tem ajudado na integração da criança ambiente escolare e nas atividades”, afirma a educadora.


DOWNLOAD DO ANEXO