Conceição do Coité realiza sua Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária

06/11/2015
Conceição do Coité realiza sua Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária

A Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária (FEAGRI) do município de Conceição do Coité é um evento que vai reunir produtores/as, pecuaristas, e agricultores/as familiares representando suas comunidades, para trocar ideias, comercializar produtos e promover a agricultura familiar com foco na economia solidária. 

O evento inicia nesta sexta, dia 06 e encerra no domingo, dia 8 de novembro deste. O Movimento de Organização Comunitária (MOC) será representado no local com a participação de alguns técnicos. A Rede de Produtoras da Bahia (RPB) e a Agência Regional de Comercialização da Bahia (Arco Sertão) irão montar stand no local.

O evento acontece no Parque de Exposições Agnaldo Gomes e conta com R$ 6 mil em prêmios. Além da exposição e comercialização de produtos, a FEAGRI oferece leilão, torneio leiteiro e julgamento de animais. A iniciativa é da Prefeitura de Conceição do Coité através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Economia Solidária juntamente com cooperativas, sindicatos e parceiros. Segundo o prefeito municipal este é um evento que está apostando como mentor do desenvolvimento rural.

A proposta da FEAGRI é ser um espaço para os coiteenses conhecerem e comercializarem a produção local. Segundo o prefeito, Francisco de Assis, também serve como um ambiente de disseminação do conhecimento e experiências bem sucedidas.

Na noite de sábado acontecerão três shows com entrada gratuita. Se apresentam no local Edilson & Edmilson, Laço deCowboy e Sela Vaqueira. O secretário da agricultura, Reni Santos, disse que a Feagri vai atingir todas as cadeias produtivas. “Caprinocultura, ovinocultura, avicultura, horticultura, apicultura e beneficiamento de seus derivados. Culinária e artesanato também fazem parte dos atrativos do evento”, explicou Reni.

A feira conta com investimentos da prefeitura, das entidades sociais e sindicais, além da iniciativa privada.

Programação:

Sexta, 6 de novembro
8h às 17h: chegada dos animais e montagem dos stands

Sábado, 7 de novembro
8h – Oficinas “Controlar meu dinheiro no campo” e “Liderar no campo”
8h – Início das inscrições de animais para o julgamento
9h – Julgamento dos animais
11h – Abertura Oficial do evento
13h – Oficinas “Custos para produzir no campo” e “Empreender no campo”
15h – Início do Leilão
20h – Show: Edilson & Edmilson, Laço de Cowboy e Sela Vaqueira
Domingo, 8 de novembro
9h – Feira de animais e produtos da agricultura familiar
9h – Torneio Leiteiro
11h – Entrega de premiações e encerramento

Por:
Maria José Esteves
Programa de Comunicação do MOC