Mulheres rurais antecipam o Natal

06/11/2015
Mulheres rurais antecipam o Natal

Com a aproximação do período natalino e com objetivo de qualificar os empreendimentos econômicos solidários para o desenvolvimento de novos produtos e, consequentemente, a geração de renda, acontece nestes 05 e 06 de novembro, duas oficinas temáticas: confecção de peças artesanais natalinas e outra voltada para a confeitaria.

As oficinas são ministradas por Ana Lúcia da Silva Pereira e Patricia Nascimento, como parte das ações do projeto Ciranda das Artes e do projeto Mulheres em Rede, desenvolvidos pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC), com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Secretaria Trabalho e Renda (SETRE), respectivamente.

As oficinas acontecem no Centro de Formação Comunitária do MOC (CFC), em Feira, e conta com a participação de mulheres de 15 municípios da região, a exemplo de Serrinha, Feira de Santana, Barrocas, Riachão do Jacuípe, Araci, Santaluz, Teofilândia, Valente, Conceição do Coité, Quijingue, Tucano, Retirolândia, Lamarão, Quixabeira e Biritinga.

Os produtores e produtoras rurais organizados (as) em Empreendimentos Econômicos Solidários – EES e Redes vêm reescrevendo suas histórias na região Semiárida da Bahia. Muitos desses EES são filiados a Rede de Produtoras da Bahia (RPB) e a Agência Regional de Comercialização da Bahia (Arco Sertão) e são formados, em sua maioria, por agricultoras familiares dos territórios da Bacia do Jacuípe, Sisal e Portal do Sertão.

O MOC atua enquanto entidade de assessoria e fomento a Empreendimentos e Redes de Economia Solidária e de Comércio Justo o que tem contribuído com o fortalecimento dos mesmos. ( A TV Subaé registrou as oficinas e a matéria sobre o assunto deverá ir ao ar hoje (06/11) no BATV.)