Projeto de assistência técnica possibilita assessoria a mais de 40 cooperativas da Agricultura Familiar

04/11/2015
Projeto de assistência técnica possibilita assessoria a mais de 40 cooperativas da Agricultura Familiar

Com o objetivo de qualificar a gestão organizativa, produtiva, comercial e financeira de Cooperativas da Agricultura Familiar fortalecendo e ampliando a inserção destas nos mercados institucionais e privados, o MOC desenvolve com apoio da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA) o projeto Assistência Técnica e Extensão Rural Mais Gestão (ATER Mais Gestão).

Atualmente o MOC acompanha 42 cooperativas espalhadas em sete territórios no estado da Bahia. “Se tivermos que resumir em passos o trabalho desenvolvido, destacamos pelo menos quatro etapas: seleção e mobilização das cooperativas, realização de diagnósticos sobre a realidade de cada uma delas, planejamento de ações de aprimoramento e a implantação do plano de ação, a partir dos resultados apresentados nas sistematizações dos diagnósticos”, relata Thiago Fontenelle, técnico especialista do projeto no MOC.

Com o monitoramento constante do trabalho, atualmente o projeto encontra-se na sua principal fase de execução. “Conseguimos finalizar os 42 planos de aprimoramento e ação e daremos inicio a implementação das atividades identificadas como prioritárias a partir da sistematização dos diagnósticos. A ação será realizada de forma individual em cada cooperativa será acompanhada”, finaliza Thiago.

O projeto terá suas atividades encerradas em abril do próximo ano e consegue  envolver atualmente mais de sete mil e trezentas pessoas dos territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe, Baixo Sul, Litoral Norte, Portal do Sertão, Recôncavo e Semiárido do Nordeste II.

Por: Nayara Silva
Coordenadora do Programa de Comunicação do MOC