Oficina do Canal Futura discute violência sexual contra crianças e adolescentes

28/10/2015
Oficina do Canal Futura discute violência sexual  contra crianças e adolescentes

Nesta quarta-feira (28) foi realizada mais uma ação do Projeto Maleta Futura, uma parceria entre o Movimento de Organização Comunitária (MOC) e o Canal Futura que visa subsidiar a organização com um acervo de livros e vídeos no processo de formação da sua equipe e dos sujeitos envolvidos nas ações.

Facilitada por Roberto Souza, articulador do Canal Futura na região Nordeste, a oficina aconteceu no Centro de Formação Comunitária do MOC (CFC) e além de debater sobre os diferentes aspectos entre exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes, falou um pouco sobre a vivência com os projetos institucionais implementados em 2015 a exemplo do Projeto Pedra, Papel e Tesoura, que tem como objetivo contribuir para dar visibilidade à questão do trabalho infantil, fortalecer e subsidiar em escolas públicas, o debate sobre o as  violações aos direitos das crianças e adolescentes.

Na oportunidade foram apresentadas guias de três séries didáticas que integram o Projeto Crescer sem Violência, que reúne iniciativas do Futura de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. “Esses guias foram construídos em diálogo com organizações do Brasil inteiro”, ressalta Roberto.

A três séries são “Diz aí-Enfrentamento ao Extermínio da Juventude Negra”,  “Que exploração é essa? , e a série “Que abuso é esse? “.  Esta última, segundo Roberto encontra-se em fase de implementação em Fortaleza, Recife e Belém. “Ainda estamos negociando uma nova série que se chamará “Que corpo é esse?”, mas ainda está em fase de negociação”, afirma.

 A Maleta é organizada por tema e traz, além de parte da sua produção televisiva em um dado espaço de tempo de produção, conteúdos adquiridos a partir de parcerias estabelecidas para a inserção de outros materiais. O material disponibilizado também tem o propósito de aperfeiçoar as práticas pedagógicas, aprimorar a compreensão sobre conteúdos relevantes para o trabalho e fortalecer a atuação em rede das organizações que aderem ao projeto.

Assista a entrevista de Roberto Souza falando sobre a parceria com o MOC

https://www.youtube.com/watch?v=zVuFUGavTkA

  

Por: Maria José Esteves
Jornalista/ Programa de Comunicação do MOC