Educadores do campo participam de oficina sobre Agroecologia e Convivência com o Semiárido

27/10/2015
Educadores do campo participam de oficina sobre Agroecologia e Convivência com o Semiárido

O Movimento de Organização Comunitária – MOC realizou no último 24 de outubro uma oficina sobre Agroecologia e Convivência com o Semiárido com todos os educadores/as do campo da rede municipal de Retirolandia que integram o Projeto Cir`andando Pelos Direitos.

A oficina teve como objetivo principal fornecer subsídios para facilitá-los na elaboração da ficha metodológica do Projeto CAT-Conhecer, Analisar e Transformar a realidade do Campo, para trabalhar com esses temas em sala de aula.

Durante o ano os educadores/as trabalham em sala de aula com temáticas ligadas ao dia-a-dia dos alunos, isso faz com que eles/as percebam a aplicação prática do conhecimento que está sendo adquirido. No final da unidade letiva ou da ficha pedagógica, os trabalhos que foram produzidos na escola são apresentados aos pais e a comunidade, durante a devolução do CAT. Iniciado há 20 anos o Projeto CAT tem mostrado que é possível desenvolver uma metodologia que valorize os sujeitos com seus diferentes saberes e culturas.  

Tanto o Projeto CAT que tem a parceria de Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS),  quanto o Projeto Cir`andando Pelos Direitos que tem o apoio da KNH, entidade  que procura contribuir na promoção dos direitos da criança e do adolescente e do desenvolvimento local,  são desenvolvidos pelo MOC.