II Caravana Agroecológica e Cultural da Bahia tem a participação de técnicos do MOC

II Caravana Agroecológica e Cultural da Bahia tem a participação de técnicos do MOC

23/10/2015

O Movimento de Organização Comunitária (MOC) participou dentre os dias 20 à 22 de outubro de 2015, da II Caravana Agroecológica e Cultural da Bahia, que aconteceu em Guaibim – Valença, Território do Baixo Sul, onde reuniu mais de 200 pessoas de todo o estado baiano. São organizações e movimentos sociais que fortalecem o campo agroecológico de forma a promover o diálogo e o intercâmbio de experiências alternativas de produção, comercialização, organização comunitária e gestão de recursos naturais.

A Caravana teve por objetivo realizar troca de saberes e evidenciar as experiências agroecológicas como alternativas de desenvolvimento territorial, além denunciar os avanços do agronegócio dos territórios visitados na região. O MOC foi representado por 20 integrantes entre equipe técnica, agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Serrinha, Barrocas, Ichu, Nova Fátima, Riachão do Jacuípe, Retirolândia e Santaluz.

Os participantes conheceram algumas das manifestações culturais populares da região e depois foram apresentados às quatro rotas que apresentavam experiências exitosas de famílias, associações e grupos de produção com base na agroecologia. Outro ponto relevante foi a mostra de uma realidade que está interferindo na vida de muitos agricultores e agricultoras, principalmente, do Território do Baixo Sul sobre a invasão das mineradoras naquela região.

A II Caravana foi encerrada na tarde do dia 22 de outubro com um Ato Publico nas principais ruas da cidade de Valença que buscou chamar a atenção da população para os seus objetivos agroecológicos.

Por:
Kivia Carneiro
Programa de Comunicação do MOC