Dia lúdico marca o VI Intercâmbio de Troca de Saberes entre Crianças e Adolescentes do Semiárido Baiano

22/10/2015
Dia lúdico marca o VI Intercâmbio de Troca de Saberes entre Crianças e Adolescentes do Semiárido Baiano

Cerca de 120 pessoas entre crianças, adolescentes e educadores de comunidades rurais de 14 municípios do semiárido baiano participam neste 22 de outubro do “VI Intercâmbio de Troca de Saberes Entre Crianças e Adolescentes do Semiárido Baiano”. Organizado pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), o evento tem por objetivo principal intercambiar e avaliar os saberes de crianças e adolescentes das escolas do campo na dimensão da educação contextualizada e para convivência com o Semiárido.

“O intercâmbio objetiva a troca de experiências entre essas crianças que desenvolvem várias ações e conhecimentos diferenciados em cada escola e em cada município. São apresentações culturais, trabalhos com arte e educação, com a produção do conhecimento, com as pesquisas que foram realizadas através do Projeto CAT e do Projeto Baú de Leitura. É um momento muito rico de elevação da autoestima das crianças, da identidade do semiárido, do papel da escola do campo através dos projetos. Este é o sexto ano que o MOC com apoio de parceiros realiza este Intercâmbio”, ressalta Vera Carneiro, coordenadora do Programa de Educação do Campo Contextualizada do MOC (PECONTE).

O encontro acontece no Centro Social Urbano, bairro Cidade Nova, em Feira de Santana. Na programação diversas atividades lúdicas, divertidas com a Oficina de Arte e Educação, ministrada por Tereza Oliveira, do Projeto Axé, além da avaliação da aprendizagem na dimensão da educação contextualizada de acordo com os descritores oficiais da educação.

“Nas brincadeiras infantis nós podemos encontrar movimentos corporais, o movimento vocal, a expressão genuína da criança. O brincar não tem certo nem errado. O mais importante é tentar trazer para a brincadeira, o sorrir, o soltar do corpo que muitas vezes é repreendido por conta de um esforço quantitativo, onde o aluno tem que tirar notas boas. Mas, como será que ele vai fazer isso também não tem a ver com a saúde mental, corporal, espiritual? É importante também que ela nos traga novas formas de brincar. É um diálogo constante e por isso é importante a brincadeira com amor, com prazer e o sabor de saber com o aprender”, enfatiza Tereza Oliveira.

Toda a equipe técnica do PECONTE participa do evento que tem como parceiros apoiadores as organizações internacionais OMICRON, ACTIONAID e KNH promotoras de projetos voltados principalmente aos direitos das crianças e adolescentes.

Por:
Maria José Esteves
Programa de Comunicação do MOC