MOC apresenta para Rede de Universidades sua atuação com o Mais Gestão

21/10/2015
MOC apresenta para Rede de Universidades sua atuação com o Mais Gestão

A Secretária Executiva do Movimento de Organização Comunitária (MOC) apresentou no Armazém de Agricultura Familiar e Economia Solidária, em Serrinha, a atuação da instituição como uma das unidades contratadas para executar o programa Mais Gestão nos territórios da Bacia do Jacuípe, Sisal, Portal do Sertão, Semiárido Nordeste II, Baixo Sul e Recôncavo. O programa objetiva qualificar empreendimentos e garantir o acesso a mercados, de modo a alcançarem melhores resultados e renda para seus cooperados.

A apresentação aconteceu nesta quarta, 21 de outubro, quando o Armazém recebeu a visita de Rede de Universidades que acompanham o programa governamental Mais Gestão, promotor de fortalecimento de cooperativas da agricultura familiar por meio da qualificação de seus sistemas de gestão - organização, produção e comercialização.

Presentes representantes das Universidades Federais do Recôncavo da Bahia (UFRB), de Sergipe (UFS), de Viçosa - Minas Gerais (UFV), de Santa Maria - Rio Grande do Sul (UFSM), do Rio Grande do Sul (UFRGS), de São Paulo (USP), de Brasília (UNB), além da Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). O grupo objetiva conhecer a experiência positiva do Arco Sertão à frente do Armazém, seu centro de comercialização, e também da Associação Central de Cidadania (ACC) com o Centro Público de Economia Solidária atuante na assessoria a empreendimentos no Portal do Sertão e municípios do Território do Sisal.

Representantes de outras entidades a exemplo de Osvaldo Carneiro (Cesol), Eleneide Cordeiro (Arco Sertão) e Patrícia Nascimento (Cooperede), responderam junto com Célia às perguntas da plateia que se mostrou interessada no desenvolvimento e funcionamento das entidades, buscando orientações para enfrentamento de desafios, uma vez que há pretensão de implantar novas centrais de comercialização e centros públicos com assistência do Mais Gestão no Brasil.

Informações e foto: Cesol Portal do Sertão