Em Rondônia MOC visita experiências e conhece projeto voltado para a agricultura familiar

21/10/2015
Em Rondônia MOC visita experiências e conhece projeto voltado para a agricultura familiar

A técnica do Programa de Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários (PFEES) do Movimento de Organização Comunitária (MOC), Rosania Trabuco, encontra-se em Rondônia entre os dias 20 e 23 de outubro, período que serão realizadas viagens a vários municípios do eixo da BR-364, para conhecer in loco experiências exitosas que integram o Programa de Verticalização da Pequena Produção Agropecuária do Estado (PROVE), que visa à valorização do agricultor/a. Uma dessas experiências é um abatedouro simplificado de aves que servirá de exemplo para implantação na Comunidade de Rose, município baiano de Santaluz, através do Projeto Rede de Cidadania no Sertão da Bahia, desenvolvido pelo MOC com o patrocínio da Petrobras.

Recebidos por integrantes da Secretaria de Agricultura do Governo de Rondônia (Seagri/RO), nesse 20 de outubro reuniu-se  no gabinete da Secretaria  junto com a comitiva do Governo da Bahia que é composta por Gilmar Bomfim, a engenheira civil da CAR, Mariana Gusmão e a veterinária do Consórcio Público Portal do Sertão, Aline Morais.

O Projeto
O PROVE tem como principal objetivo inserir o produtor rural no processo produtivo, dando incentivos à produção e ao processamento de produtos de origem animal e vegetal, agregando maior valor, aumentando a renda familiar, fixando a família na zona rural e gerando empregos no campo.

O Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regulação Fundiária (Seagri), Evandro Padovani, afirma que o programa providencia desde o planejamento da pequena agroindústria, até a obtenção de documentos e certificações como o Sistema de Inspeção Estadual (SIE) e o Sistema de Inspeção Federal (SIF). Ainda segundo Padovani, de 27 pequenas agroindústrias em 2011, mais de 500 foram totalmente regularizadas e estão em operação. “Isso chamou a atenção dos nossos colegas da Bahia, assim como tem despertado interesse em vários outros estados e tem trazido grandes empresários interessados em implantar suas fábricas, frigoríficos, processadoras e empresas de transformação em nosso estado de Rondônia”, explica.

Por:
Maria José Esteves
Jornalista/Programa de Comunicação do MOC