MOC e Sema participam do encerramento do projeto de Educação Ambiental

13/10/2015
MOC e Sema participam do encerramento do projeto de Educação Ambiental

O Movimento de Organização Comunitária (MOC) e a Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema), através da Diretoria de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (Dieas), participaram no dia 08/10 do encerramento do Projeto Ressignificando a Caatinga em Escolas do Semiárido: Conhecendo, Analisando e Transformando.

O projeto, apoiado pela Sema e executado pelo MOC, instituição não governamental com sede em Feira de Santana e com atuação nas escolas do Semiárido, tem o objetivo de promover oficinas e capacitações de professores e conselheiros municipais trazendo a importância da educação naquela região.

As escolas escolhidas pelo programa foram contempladas com a plantação de uma horta que serviu de instrumento pedagógico para os professores, além de se tornar um ponto de partida para as discussões sobre alimentação saudável nas instituições, agricultura familiar e o não uso do agrotóxico, além, dos levantamentos sobre a possibilidade de implantação de cisternas no Semiárido.

Ainda sobre o evento de encerramento, foi lançado o registro pedagógico, uma peça obrigatória dos editais, que tem como objetivo deixar registrado a história do projeto. No caso do Ressignificando a Caatinga em Escolas do Semiárido: Conhecendo, Analisando e Transformando, foi escolhida uma cartilha que apresentou o surgimento, a proposta e a execução do programa, além de produções dos professores e conselheiros.

De acordo com Zana Mattos, diretora de Educação Ambiental da Sema, este é o um bom momento de compartilhar e enxergar os resultados do projeto. "Fiquei satisfeita com o trabalho realizado aqui na região de Feira de Santana, são nestes encontros que percebemos a importância do nosso trabalho, saio daqui com a sensação de dever cumprido", finalizou.

Foto: Leonardo Paiva
SEMA