O MOC que há 48 anos transforma vidas no Semiárido lança novas peças institucionais de comunicação

15/10/2015
O MOC que há 48 anos transforma vidas no Semiárido lança novas peças institucionais de comunicação

Prestes a completar 48 anos de história, o Movimento de Organização Comunitária (MOC) reunirá no próximo dia 19 de outubro, a partir das 8h30, imprensa regional e local, representantes de entidades parceiras e do poder público, agricultores e agricultoras e toda sua diretoria e equipe funcional para o lançamento de novas peças institucionais de comunicação. Na oportunidade acontecerá um Seminário com convidados renomados a exemplo de Deoclécio Luz, jornalista e mestre em Comunicação, Mary Caldas, jornalista e diretora em Feira do Sindicato dos Jornalistas do Estado da Bahia e Moisés Viana, professor da Universidade do Estado da Bahia que debaterão o tema “Comunicação à Serviço de um Sertão Justo”.
 
“A expectativa é muito grande em torno do lançamento das peças e maior ainda em relação ao pós-lançamento. Durante o lançamento vamos dialogar sobre o processo da democratização da comunicação uma vez que as peças do MOC caminham numa linha editorial diferente da empresarial ou publicitária. A linha editorial do MOC preza muito pela participação dos sujeitos do Semiárido e pela valorização da sua fala e suas histórias. Eles são os protagonistas”, ressalta Nayara Cunha, coordenadora do Programa de Comunicação do MOC.
 
O MOC tem se inserido desde o início na caminhada de convivência com o Semiárido e de construção de novas perspectivas para o seu povo. Na busca de dar visibilidade as ações desenvolvidas, há muitos anos adotou o slogan Por Um Sertão Justo, que nada mais é que a explicitação do sonho e do ideal de justiça que deve ser a norteadora de todas as ações e estratégias presentes no Semiárido.
 
Segundo a coordenadora pedagógica do MOC, Vandalva Oliveira, o lançamento das peças institucionais do MOC, fortalece e projeta externamente a sua imagem e também dos parceiros junto ao público 'sujeitos das ações'. "Nossa expectativa é de que o evento promova um diálogo em torno da comunicação que concebemos como um direito humano, ferramenta de cidadania e de construção por um Sertão mais justo. Diante de uma 'mídia que mente e nos consume' é preciso alternativas de comunicação que se coloque a serviço da justiça", diz.
 
Sujeitos da ação
Democratizar a comunicação é democratizar o sentido da vida, da luta e resistência das comunidades e dos povos do semiárido. Fortalecer a comunicação é fortalecer o nosso projeto Político de Convivência com o Semiárido. O MOC nessa sua longa caminhada vem contribuindo para modificar a imagem estereotipada do Semiárido - comumente associada ao gado morto e terra rachada - por uma imagem de uma região bela, forte, resiliente e cheia de potencialidades.
 
"No seu processo de comunicação o MOC não só pretende ser visibilizado e reconhecido, Também quer visibilizar e projetar um Semiárido viável, cheio de possibilidades, regado pela força do seu povo, que com suas histórias de vida 'alumiam' o mundo e estocam conhecimentos  que demonstram jeitos de viver dignamente neste lugar", enfatiza Vandalva. 
 
O trabalho da instituição é caracterizado por uma metodologia em que todos são considerados sujeitos da ação. Por isso, respeita e reflete criticamente, com as pessoas, valores, tradições e culturas, ao passo que busca promover os indivíduos e as organizações como capazes de conhecer e produzir conhecimento, acreditando na sua capacidade de mudarem a si mesmas e a realidade. 
 
Os debates e o lançamento das peças acontecerão após um café da manhã regional servido no local. O evento acontecerá no Centro Social Urbano (CSU), localizado no bairro da Cidade Nova, no município feirense. Na oportunidade também será lançada a campanha ““Quebre o silêncio! Denuncie a violência contra as mulheres” que objetiva mobilizar e sensibilizar a população para  a prevenção e enfrentamento a violência contra as mulheres, através de ações de visibilidade, atos públicos, formação e informação como estratégia de contribuir para a  garantia do direito as mulheres uma vida livre de todas as formas de violência. 
 
A Instituição
O MOC é uma organização não governamental criada em 1967, que surgiu com o objetivo de organizar as comunidades carentes de Feira de Santana. No decorrer da década de 1970, o foco de atuação se deslocou para as comunidades rurais do Semiárido baiano, especialmente na Região Sisaleira. Na busca pelo desenvolvimento sustentável, desenvolve ações estratégicas nas áreas de Água, Produção de Alimentos e Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional, Comunicação, Direitos da Criança e do Adolescente, Educação do Campo Contextualizada, Gênero, e Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários. 
 
Por:
Maria José Esteves
Programa de Comunicação do MOC