As Conferências Territoriais dos Direitos da Criança e do Adolescente continuam na região

08/10/2015
As Conferências Territoriais dos Direitos da Criança e do Adolescente continuam na região

Portal do Sertão
Representantes de 17 municípios do Portal do Sertão discutem nesta quarta e quinta-feira,(07 e 08/10), ações voltadas para o fortalecimento da defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes durante a Conferência Territorial dos Direitos da Criança e do Adolescente Portal do Sertão, realizada no auditório da Faculdade Uniasselvi, em Feira de Santana.

Após a leitura do Regimento Interno da Conferência pelo vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Feira de Santana, Cadmiel Pereira, a apresentação cultural de oito crianças do grupo de flautas do Dispensário Santana emocionou os participantes. Os meninos cantaram músicas gospel e também regionais, como Asa Branca.

“Muito bom ver crianças que corriam riscos sociais se reconstruírem e extrair o que há de melhor na humanidade: a sensibilidade. Quando têm oportunidades, florescem. Emocionante hoje vê-las compondo uma orquestra”, disse Vera Carneiro, representante do MOC no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CECA).

“Não queremos os adultos matando nossos sonhos” disse uma das crianças durante a Conferência que reuniu o presidente do CECA, Edmundo Kroger, diversos representantes do poder público e de organizações da sociedade civil a exemplo do MOC, e além, é claro, de crianças e adolescentes, os verdadeiros protagonistas do evento.

 
Bacia do Jacuípe
Em continuidade às Conferências Territoriais dos Direitos da Criança e do Adolescente nos territórios da área de atuação do MOC, acontece neste 29 e 30 de setembro, a Conferência Territorial da Bacia do Jacuípe, na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em Riachão do Jacuípe.
 
A palestra magna de abertura proferida por Vera Carneiro, membro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CECA) e que no evento também representa o Movimento de Organização Comunitária (MOC), ressaltou a importância do reconhecer, valorizar e promover a ampliação da participação da sociedade civil no controle social e no apoio institucional, para a consolidação do princípio de prioridade absoluta, preconizado pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
 
Também participaram da mesa de abertura a coordenadora pedagógica do MOC, Vandalva Oliveira, representatividades do poder público e organizações sociais, representantes dos municípios que compõem o Território, além de Luiz Felipe de Oliveira, 09 anos, representando as crianças e Milene dos Santos Rossi, 17 anos, os adolescentes da Bacia do Jacuípe. 
 
Antes da abertura para os debates uma apresentação do grupo de dança Tributo ao Corpo e da Orquestra Nossa Senhora de Lourdes composta por crianças e adolescentes do município. “Arrepiante! Quando as crianças têm oportunidades e políticas, o que são capazes de produzir!”, ressalta Vera Carneiro.
 
O tema deste ano trata da "Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente". Este tema também será debatido nos próximos dias 07 e 08 de outubro, em Feira de Santana, quando será realizada a Conferência Territorial do Portal do Sertão. Nos últimos 24 e 25 de setembro aconteceu a Conferência Territorial do Sisal, em Valente, também com a participação do MOC na composição da mesa e na mediação de  debates com os eixos temáticos.
 
Por:
Maria José Esteves
Programa de Comunicação do MOC