Inaugurado SETAF para atender milhares de famílias de agricultores/as do Território do Sisal

16/09/2015
Inaugurado SETAF para atender milhares de famílias de agricultores/as do Território do Sisal

Foi inaugurado nesta quarta-feira (16), no município de Serrinha, a 12ª unidade do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) onde serão atendidas cerca de 58 mil famílias de agricultores e agricultoras do Território do Sisal. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Presente o Secretário do SDR, Jerônimo Rodrigues, além de autoridades regionais e sociedade civil.

De acordo com o titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, a secretaria foi criada para o interior do estado e é voltada para a agricultura familiar. “Precisávamos de uma estratégia em que estivéssemos mais próximos das nossas ações, do povo do campo. Concebemos, então, a estratégia de criar em cada um dos 27 Territórios de Identidade da Bahia um órgão que junta todas as nossas instituições, que é a CAR, Bahiater e CDA. Também teremos a aproximação de representações do Colegiado Territorial e dos consórcios. É a nossa unidade de planejamento para atuarmos com mais vigor na agricultura familiar”.

“O que achei mais interessante na fala do Secretário Jerônimo sobre o SETAF é que vai dinamizar a agricultura familiar, porque quando o agricultor precisar, não vai precisar sair de secretarias em secretarias. Num local só ele vai conseguir obter todos seus objetivos e com isso dinamizar a questão de custos e prazos que o agricultor tem que cumprir”, ressalta a presidente da Arco Sertão Central, Eleneide Cordeiro. A Arco Sertão Central é gestora do Armazém da Agricultura Familiar, localizado em Serrinha.

Os produtores e produtoras rurais da região organizados (as) em Empreendimentos Econômicos Solidários – EES e Redes, formados, em sua maioria, por agricultoras familiares serão contemplados com o Serviço. Eles são filiados a Arco Sertão e a Rede de Produtoras da Bahia, que são entidades assessoradas pelo Movimento de Organização Comunitária – MOC, com ações do Programa Mais Gestão.

O secretário Jerônimo ressaltou que embora coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), o SETAF contará com a força do Território. “É mais um meio para aproximar o homem do campo das ações do governo ", declarou, pontuando ainda que o serviço dinamizará, quanto a custos e prazos, o alcance da independência financeira dos agricultores. O SETAF reúne técnicos da CAR, da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e demais órgãos que integram a SDR.

Na oportunidade, Eleneide Cordeiro entregou ao Secretário de Desenvolvimento Rural e ao prefeito municipal de Serrinha cestas de produtos da Agricultura Familiar e Economia Solidária que são vendidos no Armazém. “É uma forma de demonstrar como está a comercialização da agricultura familiar no nosso Território. Eles adoraram!”, ressaltou Leninha.

SEMAF – Os SETAFs irão atuar de forma articulada com o Serviço Municipal de Apoio a Agricultura Familiar (SEMAF), que serão implantados, pelas prefeituras que tiverem interesse, nos municípios baianos. Durante o evento, prefeitos dos municípios de Candeal, Cansação, Ichú, Itiúba, Nordestina, Quijingue, São Domingos, Barrocas, Teofilândia, Valente, Araci, Santa Luz, Retirolândia, Conceição do Coité e Serrinha assinaram o termo de adesão ao SEMAF. A unidade objetiva promover a articulação, gestão e implementação de políticas para execução, na base municipal, atuando de forma integrada com o SETAF.

Com informações da Arco Sertão e da SDR