SEBRAE apóia consolidação do comércio justo e economia solidária

01/04/2009

Para potencializar e abranger as ações dos empreendimentos solidários assessorados pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC), teve inicio as ações do Projeto Ampliando Horizontes, em parceria com a Agência Regional de Comercialização (ARCO Sertão), Rede de Produtoras da Bahia (RPB), e apoio do SEBRAE.

O objetivo central do projeto Ampliando Horizontes é contribuir para a promoção social e econômica da Arco Sertão Bahia e RPB, enquanto articulações representativas dos Empreendimentos Econômicos Solidários (ESS) dos Territórios Bacia do Jacuípe, Sisal e Portal do Sertão. As ações deste projeto visam à consolidação dos princípios do comércio justo e da economia solidária nas práticas dos EES, numa perspectiva de fortalecer o desenvolvimento territorial.

Segundo Lourena Cruz, coordenadora, o projeto só vem contribuir para o fortalecimento dessas duas organizações representativas desses empreendimentos. “A expectativa diante do projeto, que começou em janeiro de 2009 e segue até junho de 2010, é que ele ajude a consolidar práticas de comércio justo e economia solidária no cotidiano dos EES, visando contribuir para a sustentabilidade dos mesmos, e consequentemente fortalecer o desenvolvimento territorial” ressalta.


Suas principais atividades buscam elaborar planos de acesso ao mercado interno e externo visando à ampliação da comercialização dos produtos, que por sua vez serão melhorados através de capacitações, e adequados para certificações.

Assim, eles poderão ser inseridos em espaços estratégicos, promovidos pelo projeto  como feiras nacionais, mostras, festival gastronômico, desfiles e outros. Ao final, a experiência do projeto será sistematizada, visando possibilitar a disseminação de práticas e metodologias, focando o comércio justo e a economia solidária. 

Contribuição para enfrentar desafios - É numa perspectiva de contribuir para o enfrentamento das questões e desafios da área de abrangência do projeto, que ele possui um enfoque estratégico que passa pelo fortalecimento das capacidades institucionais dos EES. 

Para Valmira Lopes do grupo Mulheres de Fibra, da RPB, a expectativa é de novos conhecimentos da realidade local, abrir as portas para a valorização das experiências da região. “Valorizar as experiências dos nossos grupos e trazer temática fortes como a economia solidária e o comércio justo. É um assunto bastante discutido por isso cada dia a gente aprende mais sobre isso. No entanto há pessoas novas que ainda não sabem nada sobre o tema” afirma.

Sobre o tema comércio justo ela revela que o conceito é algo novo, mas a pratica não. “O tema comércio justo me surpreendeu por que embora já façamos isso na prática, não conhecíamos muito bem conceito. Agora vai ficar mais fácil para avaliarmos o real valor das coisas que a gente produz, estamos aprendendo que fatores como a origem e o aspecto cultural agregam valor a mercadoria, o que a torna diferente dos demais produtos industrializados”, ressalta Valmira.


DOWNLOAD DO ANEXO