Representante do MOC na África visita escola em Accra

09/09/2015
Representante do MOC na África visita escola em Accra

O MOC desde o último dia 04 está representado em Gana, na África, pela Coordenadora do seu Programa de Educação do Campo, Vera Carneiro, que já está no continente africano para apresentar a experiência do MOC e a dimensão de direitos trabalhados nas escolas dos municípios onde a instituição atua. Trata-se de uma formação promovida pela Actionaid internacional sobre Direitos na Escola, para entidades da Ásia, África e América.

Segundo Vera, que só retorna ao Brasil no próximo dia 14 de setembro, uma das atividades foi visita a uma escola na capital de Gana. "As escolas aqui em Accra (que é a capital de GANA), não tem água potável, não tem alimentação, não tem material para crianças, não tem livros... As famílias quem pagam taxas para toda manutenção da escola. Chamam de "pública" nem sei... O estado só paga os professores", ressalta Vera, que acrescenta: "A Actionaid estará desenvolvendo uma campanha internacional PELO DIREITO À EDUCAÇÃO PÚBLICA E GRATUITA nestes países, e pela taxação de impostos de grandes empresas",diz.

Em Gana, a ActionAid atua na região de Bawku, no nordeste do país. Essa é uma das regiões mais pobres de Gana, que sofre 7 meses do ano com o clima árido. Segundo a instituição, apesar de todas as crianças serem obrigadas por lei a frequentar às escolas, na região apenas 56% das crianças em idade escolar vão as aulas e a taxa de analfabetismo chega a 79% nas áreas rurais. Isso ocorre porque algumas comunidades não têm escolas, o que faz com que as crianças tenham que caminhar cerca de 4 km para frequentar as aulas em comunidades vizinhas. Ainda, muitas das escolas que existem não têm estrutura adequada ou sequer telhados para proteger seus alunos de chuvas e tempestades.

Ali, a ActionAid e seus parceiros tem como foco de trabalho o acesso à alimentação através do desenvolvimento de práticas agrícolas eficientes, e o acesso à educação através de campanhas para diminuição da evasão escolar e pela melhoria da qualidade da educação pública.

Por:
Maria José Esteves
Jornalista / Programa de Comunicação do MOC

 


DOWNLOAD DO ANEXO