Experiência do MOC é reconhecida internacionalmente

04/09/2015
Experiência do MOC é reconhecida internacionalmente

O Movimento de Organização Comunitária (MOC) foi indicado pela ActionaidBrasil para apresentar em Gana, na África, sua experiência e a dimensão de direitos trabalhados nas escolas dos municípios onde atua, numa formação promovida pela Actionaid internacional  sobre Direitos na Escola, para entidades da Ásia, África e América.  O MOC está representado no local pela Coordenadora do seu Programa de Educação do Campo, Vera Carneiro, que já está no continente africano para o evento com início dia 04 e retorno previsto para dia 14 de setembro deste.
 
“Sinto-me muito orgulhosa de representar o MOC e ao mesmo tempo é o reconhecimento do trabalho de centenas de professores e coordenadores que assessoramos. Fico muito agradecida ao MOC e Actionaid pela oportunidade”, ressalta Vera Carneiro.
 
Em Gana, a ActionAid atua na região de Bawku, no nordeste do país. Essa é uma das regiões mais pobres de Gana, que sofre 7 meses do ano com o clima árido. Segundo a instituição, apesar de todas as crianças serem obrigadas por lei a frequentar às escolas, na região apenas 56% das crianças em idade escolar vão as aulas e a taxa de analfabetismo chega a 79% nas áreas rurais. Isso ocorre porque algumas comunidades não têm escolas, o que faz com que as crianças tenham que caminhar cerca de 4 km para frequentar as aulas em comunidades vizinhas. Ainda, muitas das escolas que existem não têm estrutura adequada ou sequer telhados para proteger seus alunos de chuvas e tempestades.  
 
Ali, a ActionAid e seus parceiros tem como foco de trabalho o acesso à alimentação através do desenvolvimento de práticas agrícolas eficientes, e o acesso à educação através de campanhas para diminuição da evasão escolar e pela melhoria da qualidade da educação pública.
 
Parceria
Na opinião da Coordenadora Pedagógica do MOC, Vandalva Carneiro, a parceria com a ActionaidBrasil é estratégica e fortalece o processo de luta do MOC pelos direitos junto às comunidades locais. “O Programa Local de Direitos que está em implementação e que é objeto desta parceria, reafirma o compromisso do MOC com o direito à educação contextualizada e de qualidade para crianças e adolescentes, com o direito à participação sociopolítica e a viver uma vida sem violência das mulheres trabalhadoras rurais, e ainda com o direito à produção e alimentação saudável para agricultores e agricultoras familiares do Semiárido”, enfatiza.
 
Um dos projetos desenvolvidos pelo MOC e apoiado pela ActionaidBrasil é o “Parceiros/as Por Um Sertão Justo” que fortalece famílias em comunidades rurais dos municípios de Araci, Quijingue, Serrinha, Conceição do Coité, Ichú, Nova Fátima e Riachão do Jacuípe. As crianças são atendidas no sistema de vínculos solidários que formam um elo de ligação entre  crianças e doadores e que residem no Brasil e Grécia que colaboram todo mês com uma quantia e passam a acompanhar a condição de vida dessas crianças através de cartinhas, fotos e relatórios enviados duas vezes por ano.
 
De acordo com Cleonice Oliveira, técnica do MOC que acompanha as ações do projeto, o momento da coleta de mensagens enviadas aos padrinhos é sempre uma alegria. “Eles gostam muito quando preparam as mensagens deles, onde contam como é a vida local e como esta parceria já tem ajudado suas comunidades e também ficam muito ansiosos e felizes quando recebem mensagens de seus padrinhos”, ressalta.
 
As crianças são beneficiadas de diferentes formas através das ações do projeto com a elevação das condições de vida das famílias onde elas estão inseridas pela reorganização do sistema de produção de modo a tornar as propriedades mais rentáveis e mais sustentáveis. O projeto possibilita uma melhor qualificação do ensino nas escolas onde estas crianças estão matriculadas, uma vez que a forma de ensino baseado na metodologia do CAT (Conhecer, Analisar, Transformar) desenvolvido pelo MOC e a introdução do Baú de Leitura atingindo diretamente as crianças, transformando a escola em um ambiente agradável e prazeroso, produzindo conhecimentos para o desenvolvimento das próprias comunidades e envolvendo os pais nesta caminhada.
 
Além disso o MOC oferece uma assistência técnica inovadora, de acordo com a realidade e com os princípios da agroecologia. O aprimoramento produtivo nas unidades familiares tem rebatimento direto na ampliação da renda e, por consequência, das condições de alimentação e saúde das crianças. Neste âmbito o projeto contribui muito com a segurança alimentar e nutricional das crianças e suas famílias.
 
Outro projeto também apoiado pela ActionaidBrasil e desenvolvido pelo MOC em parceria com o Centro de Assessoria e Apoio a Trabalhadores/as e Instituições Não Governamentais Alternativas (CAATINGA) é o “Promoção da segurança alimentar no semiárido brasileiro: uma combinação inovadora de jornadas esportivas, educação alimentar e nutritiva e fortalecimento da agricultura familiar” que atende às comunidades nos municípios baianos de Conceição do Coité, Retirolândia, Araci e Quijingue.  
 
O Projeto pretende melhorar o acesso de crianças, adolescentes, jovens, e famílias de agricultores/as familiares da região do semiárido brasileiro à alimentação nutritiva e saudável, tendo como foco o fortalecimento desses sujeitos de direitos para ampliarem seu maior conhecimento, inserção, acesso e controle social numa importante política pública de segurança alimentar, que o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) apresenta. 
 
“A Actionaid é para o MOC uma parceria que vai além da dimensão financeira, pois o modelo de relação estabelecida é de cumplicidade de causas, de ajuda mútua e solidariedade, e de constantes aprendizagens na adoção de boas práticas de gestão, com clara definição de papeis e estratégias na condução de processos coletivos que visam a construção de um Sertão mais Justo”, conclui Vandalva.  
 
A Actionaid
A Actionaid é um movimento global de pessoas que trabalham juntas para promover os direitos humanos e superar a pobreza. É uma organização sem fins lucrativos, com sede na Inglaterra e escritório no Brasil. A ActionAidBrasil iniciou suas atividades em 1999, definindo como áreas prioritárias de trabalho o nordeste rural e as grandes regiões metropolitanas do sudeste. Com base numa estratégia nacional, a entidade busca identificar como parceiros os movimentos sociais e ONGs atuantes com projetos de desenvolvimento local nas áreas de maior pobreza e desigualdade social.
 
Por:
Maria José Esteves
Jornalista/Programa de Comunicação do MOC