MOC lança campanha para reforma da sede

01/09/2015
MOC lança campanha para reforma da sede

O Movimento de Organização Comunitária (MOC) acaba de lançar a “Campanha João de Barro – seja também um construtor de um sonho coletivo", inserida no projeto institucional Amigas e Amigos do MOC, criada para conquistar doações sejam elas financeiras, de serviço, materiais de construção ou quaisquer outros tipos de doações para a reforma da sua sede, em Feira.
 
As doações podem ser feitas por pessoas físicas ou jurídicas, em forma de prestação de serviços ou com materiais de construção entregues na sede do MOC, à Rua Pontal, nº 61, Cruzeiro, em Feira de Santana (ao lado da Igreja do Cruzeiro). São aceitas ainda ajuda com recursos financeiros que poderão ser depositados na conta do Banco do Brasil, agência 0041-8, conta-corrente 23.868-6.
 
Como tantas outras organizações não governamentais no Brasil, o MOC tradicionalmente recebia boa parte do financiamento para as suas ações e a garantia da sustentabilidade institucional da cooperação internacional, sobretudo da Alemanha, Holanda, Áustria e Bélgica. No decorrer dos anos 90, começa o processo irreversível de diminuição dessa fonte de recursos. 
 
Hoje o MOC se encontra em uma situação inversa: do total de recursos captados nos últimos anos a grande maioria foram provenientes do poder público. Isso traz novos desafios à sustentabilidade da entidade, pela falta de flexibilidade e dificuldade de financiar despesas institucionais com fundos públicos, a susceptibilidade a mudanças na conjuntura política do país, entre outros fatores de risco.
 
O desafio encontrado na entidade para reformar a sua sede é a busca de alternativas de captação de recursos, serviços ou materiais de construção junto às pessoas que testemunham a credibilidade do MOC ao longo desses 48 anos de fundação, em prol de um sertão justo.