VI Feira do Cabra Escola facilita crédito

18/03/2009

Prevenção e erradicação do trabalho infantil através da caprinocultura, este é o objetivo do Projeto Cabra Escola. Criado em 2002, o projeto é desenvolvido pelo MOC em parceria com o Laboratório Pfizer e estimula a criação de caprinos como forma de gerar renda para as famílias de crianças que integram o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) dos Territórios Bacia do Jacuípe e Sisal.

Todos os anos desde que o projeto surgiu, acontece um evento que ficou conhecido como a Feira do Cabra Escola, é lá que as famílias se reúnem e conseguem acesso ao crédito para a compra de animais. Agricultores de Serrinha, Araci, Riachão do Jacuípe, Queimadas e Pé de Serra serão contemplados com crédito para financiar a aquisição desses animais que contribuem na geração de renda das famílias e na alimentação das crianças.

A Feira do Cabra Escola, que está em sua VI edição, será realizada no dia 20 de março no Parque de Exposições de Serrinha, localizado ao lado do Campus da UNEB. Durante a feira será realizado um carrossel de experiências com atividades sobre manejo alimentar, sanitário e reprodutivo e práticas agroecológicas.

Para animar os participantes, foram convidados grupos de samba de roda e sanfoneiros. A Feira do Cabra Escola é uma realização do Laboratório Pfizer, em parceria com o MOC e Apaeb de Serrinha.

Conhecendo o Cabra Escola – O projeto Cabra Escola proporciona assistência técnica para a preparação da propriedade para a caprinocultura de corte, leiteira ou mista - como a plantação de palma e a construção de cercas. Os agricultores e agricultoras também são capacitados em criação de caprinos e segurança alimentar e nutricional.

Quem tem vivenciado essa experiência e conseguido bons resultados é a agricultora Giva Maria de Jesus, moradora da comunidade de Retiro, em Araci. Ela, que antes de 2007, ano em que começou a participar do projeto, não conseguia acessar crédito devido a baixa renda da família, prazos curtos e juros altos das linhas de microcrédito existentes no município, conseguiu através do Cabra Escola acessar o crédito que oferece ao agricultor dois anos de carência, e a partir daí começou a criação de animais, coisa que sempre gostou de fazer e não tinha oportunidade.

“Nossa vida mudou muito. Eu e minha família trabalhávamos todos os dias no motor do sisal, e no período de seca o trabalho ficava difícil. Hoje já temos uma renda extra com o leite e a venda dos animais”, conta Giva Maria, que iniciou o projeto adquirindo 4 cabras e hoje possui 15 animais.

O trabalho no motor do sisal diminuiu. Atualmente eles dedicam apenas dois dias da semana a essa atividade. Giva ressalta que o acompanhamento técnico é muito importante. “Os técnicos da equipe de Assistência Técnica nos orientam em relação à alimentação do animal, o uso de remédios, vacinação, e como escolher o melhor animal durante a compra”.

Como acessar o crédito - O acesso ao crédito se dá durante a própria feira. Segundo Wellington da Silva Oliveira, técnico do MOC, após a escolha do animal, o comprador e o vendedor se dirigem ao posto da cooperativa, instalado no espaço da feira, onde recebem a carta de crédito que financia a compra do animal. “A linha de crédito do Cabra Escola tem facilitado a vida daqueles que não conseguem acessar outras formas de crédito, além dos dois anos que o agricultor tem para começar a pagar, o dinheiro é revertido para o Fundo Rotativo, de onde é retirado para novos empréstimos”, afirma.

Atualmente o Projeto Cabra Escola possui uma dimensão muito significativa. Do ano de 2002 ao ano de 2008 abrangeu 17 municípios. Esses municípios foram selecionados obedecendo sempre a critérios, como menores índices de desenvolvimento humano, entidades parceiras com compromisso para desenvolver o projeto, aptidão para criação, tamanho da propriedade e ter filhos freqüentando o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

Nos municípios de atuação do projeto o número de crianças na escola já chegou a 2.943 e as famílias tiveram um acréscimo de 38% na renda.  Quem antes possuía três cabeças de cabra, hoje dobrou o número, tendo um consumo de diário de 2,2 litros de leite.

 


DOWNLOAD DO ANEXO