Caravana marca comemoração pelo Dia Internacional da Mulher

09/03/2009

Após as comemorações do Dia Internacional da Mulher em diversos municípios do semiárido baiano, mulheres trabalhadoras rurais dos territórios Bacia do Jacuípe, Portal do Sertão e Sisal estão articulando mais uma atividade que promete dar visibilidade à luta pelo acesso aos serviços públicos, gratuitos e de qualidade.

Em caravana, as trabalhadoras rurais seguem no dia 12 de março para Salvador onde vão realizar uma manifestação na Avenida Paralela reivindicando uma atitude mais proativa da Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi), que, de acordo com o Fórum de Mulheres da Região Semiárida da Bahia, não tem mostrado eficácia em propor um diálogo entre as organizações que representam os direitos das mulheres e as diversas secretarias do estado.  

Durante audiência na Sepromi, marcada para as 11 horas da manhã, a representação do Fórum de Mulheres fará a entrega de um documento contendo uma plataforma de trabalho e intervenção política que são de responsabilidade do Governo do Estado, cabendo à Superintendência de Política para as Mulheres (SPM), que tem como compromisso institucional, apoiar e acompanhar a execução das demandas junto às secretarias responsáveis.

“A caravana é uma estratégia de intervenção do Fórum de Mulheres e suas entidades nas políticas públicas voltadas para as mulheres”, informou Maria Vandalva, coordenadora do Programa de Gênero do MOC.

Às 12 horas, no auditório Luis Eduardo Magalhães, acontece uma mesa de debate sobre políticas públicas para as mulheres, com a participação de representantes do MOC, Fundação de Apoio aos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares da Região Sisaleira, Rede de Produtoras da Bahia, Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Região Semiárida da Bahia, Central Única dos Trabalhadores, Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar e parlamentares.

Propostas – No documento que será entregue à Sepromi, as organizações femininas demandam junto a setores do governo ações no campo da saúde, educação, geração de renda, segurança, documentação, habitação e recursos hídricos e ainda no campo da participação política.

Entre os destaques, está a promoção de campanhas que divulguem a Lei Maria da Penha nos órgãos públicos e civis, para o enfrentamento à violência contra a mulher. Para Selma de Jesus, técnica do Programa de Gênero do MOC, além de muitas mulheres ainda não saberem como a Lei funciona, é grande o número de profissionais que não sabem lidar com os casos de agressão.

No campo da geração de renda, é solicitado o apoio a formação e consolidação de grupos de produção, visando o fortalecimento da agricultura familiar e a garantia de espaços de comercialização nas feiras livres das cidades.

Sobre o Fórum – O Fórum de Mulheres da Região Semiárida da Bahia é um espaço de articulação política das entidades que trabalham na perspectiva do seu empoderamento sócio-político-econômico, por uma sociedade com equidade de gênero e relações mais justas e solidárias.

Seu objetivo perpassa pelo fortalecimento das organizações femininas através da articulação política e coletivização de demandas de interesse das mulheres, com foco na sua apresentação e negociação junto a setores do governo, visando a garantia dos direitos das mulheres.


DOWNLOAD DO ANEXO