Lançado o Selo Município Aprovado

14/04/2005

Nos dias 06 e 07 de abril as cidades de Juazeiro, do lado baiano, e Petrolina, do lado pernambucano do rio São Francisco sediaram um grande evento de lançamento do Pacto Nacional "Um mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-árido", promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O Pacto, assinado pelo Governo Federal e por 10 dos 11 governadores de estados com participação no Semi-árido Brasileiro, prevê medidas concretas para melhorar a vida dos cerca de 11 milhões de crianças e adolescentes na região. "Com o esforço de todos poderemos garantir uma vida melhor a meninos e meninas desta região sofrida", disse o ministro da Assistência Social, Jacques Wagner no encerramento do evento, dia 7 de Abril, onde participou junto com os ministros Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Nilmário Miranda (Direitos Humanos), Humberto Costa (Saúde) e Ciro Gomes (Integração Nacional).

"Esse evento é um espaço onde as autoridades federais, estaduais e municipais podem assumir o compromisso de fazer valer os direitos das crianças e adolescentes", afirmou Jiseli Dias, oficial de comunicação do Unicef. Para estimular a adesão dos prefeitos dos mais de 1400 municípios que compõem o semi-árido, o UNICEF lançou o Selo Município Aprovado. Como forma de mobilização regional, o UNICEF convida os prefeitos da região a dar prioridade a crianças e adolescentes e melhorar os indicadores nas taxas de mortalidade infantil, analfabetismo e trabalho infantil. Este selo é um reconhecimento internacional que acompanha e certifica a gestão municipal, dando destaque aos municípios que obtiverem os melhores resultados na implementação de políticas públicas para a infância e a adolescência. Para Marie-Pierre Poirier, representante do UNICEF no Brasil, "o pacto é uma metodologia de acompanhamento de metas e ações concretas realizadas pelos municípios".

A certificação se baseia no acompanhamento e na avaliação de uma ampla gama de indicadores quantitativos e qualitativos, levando em conta as diferenças existentes entre os municípios que serão diferenciados em cinco grupos por estado conforme sua posição no IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal). No final de 2006, os municípios inscritos no Pacto serão avaliados em três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Publicas e Participação Social. Todos os detalhes sobre o Pacto e o Selo podem ser acessados pelo site www.selounicef.com.

Juventude participou ativamente do lançamento do Pacto
Em Juazeiro, a juventude participou de forma prática e democrática do lançamento do Pacto, através das atividades em oficinas e um "espaço dinámico" realizadas no Centro de Cultura João Gilberto, onde os jovens e adolescentes discutiram temas como comunicação, participação política, meio ambiente e saúde. Um dos grandes resultados surgidos a partir das sínteses das oficinas foi a Carta de Juazeiro e Petrolina, que foi entregue aos governadores e ministros do Governo Federal que estiveram presentes no lançamento do Pacto. A carta contém uma gama de sugestões sobre como reduzir uma boa parte das problemáticas de crianças, jovens e adolescentes. "A região dá um grande passo para o que tem ainda a construir e nós somos responsáveis por isso", disse Lídia de Souza, jovem que entregou a carta às autridades.

Shows, fogos e o Auto de São José
O lançamento do Selo também teve seus momentos de descontração e alegria com o show num palco montado à beira do rio São Francisco e a celebração do Auto de São José, na Ilha do Fogo, com apresentações inspiradas em espetáculos harmônicos, apresentado em Paritins que contou com a participação de 170 criança, além da banda pernambucana Matingueiros. Prosseguindo a noite, os embaixadores do Unicef, Renato Aragão e Daniela Mercury, junto ao artista Nando Cordel, abrilhantaram o show no palco do parque Beira Rio em Juazeiro.