Acesso ao portal Dialoga Brasil pode garantir através do voto a água para beber e produzir no Semiárido

24/08/2015
Acesso ao portal Dialoga Brasil pode garantir através do voto a água para beber e produzir no Semiárido

Da vontade política, somada ao conhecimento da comunidade e de suas organizações sociais, nasceu o Programa Cisternas. A ação transformou o conhecimento local em uma grande política pública e já está mudando a vida de mais de 4 milhões de pessoas pobres no Semiárido, garantindo água para consumo e para produção de alimentos. As cisternas são tecnologias sociais simples, eficientes e de baixo custo, que permitem a captação e armazenamento de água da chuva.

As ações de implantação são financiadas e coordenadas pelo governo federal em parceria com organizações da sociedade, governos estaduais e municipais, porém o ajuste fiscal alcançou os recursos destinados aos projetos de convivência com o Semiárido. Entretanto, as ações que universalizam o acesso à água para consumo humano e ampliam o número de tecnologias de captação de água de chuva para produção sustentável de alimentos saudáveis na região, não podem parar.

Milhares de famílias agricultoras vivem em estado de insegurança hídrica, sem água potável para consumo humano e muito menos para cultivar alimentos e matar a sede dos animais que criam. Desde 2003, já foram entregues à população mais de 1,1 milhão de cisternas. Isso representa mais um milhão de mulheres livres de carregar latas d'água na cabeça, por quilômetros, muitas vezes com seus filhos.

Para que os programas Um Milhão Cisternas (P1MC) e Uma Terra e Duas Águas (P1+2), apoiados pelo Programa Água para Todos, estejam na pauta prioritária do Executivo e não passem por paralisações ou redução de recursos devido ao ajuste fiscal,  interrompendo assim a garantia da água de beber e produzir no Semiárido, a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) acessou um instrumento de comunicação direto com a presidência, o portal Dialoga Brasil que amplia a participação da sociedade na elaboração de programas do governo.

Este site foi criado para estimular a participação digital nas atividades governamentais. É um instrumento para que os cidadãos possam expressar suas propostas, criticas e sugestões na construção das politicas. O foco da plataforma, explícito no próprio nome, é o diálogo entre sociedade e governo, incorporando ao diálogo novos sujeitos, novas gerações, novas linguagens, cidadãos e cidadãs que têm na internet o seu espaço de expressão e atuação.

No portal Dialoga Brasil, a ASA inscreveu a proposta “Universalizar o acesso à água de beber no Semiárido através de cisternas de placas e ampliar o número de tecnologias de captação de água de chuva para produção sustentável de alimentos saudáveis”. Hoje, a agricultura familiar é responsável por cerca de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros e brasileiras e cerca de 50% dos estabelecimentos da agricultura familiar estão no Semiárido, o que confere a região um grande potencial de produção de alimentos.

No final do ano, as três propostas mais apoiadas para cada programa serão submetidas às Conferências Nacionais das suas respectivas áreas e terão uma resposta oficial do governo, podendo transformar-se em aperfeiçoamentos ou em novas políticas públicas.

É preciso que esta proposta acima inscrita tenha o maior número possível de votos. Portanto, acessem o portal www.dialogabrasil.org.br e votem! E não esqueçam de que, além de votar, é muito importante que a proposta também seja divulgada nas redes sociais.

O caminho é simples. Siga o passo a passo:

1. Acessar www.dialoga.gov.br

2. Fazer um cadastro colocando e-mail e senha. Essa área está localizada no canto superior direito.

3. É necessário confirmar o cadastro no e-mail disponibilizado. Ou seja: depois que você se cadastrar, acesse seu e-mail e lá haverá uma mensagem do Dialoga Brasil pedindo a você confirmação de seu cadastramento. Clique no link para confirmar.

4. Entrar novamente no site do Dialoga Brasil com o e-mail e a senha escolhida.

5. Clicar no link ‘Participe’ localizado no campo referente às ações de Redução da Pobreza.

6. Localizar a proposta. O link é o seguinte:

http://dialoga.gov.br/#/programas/103612/propostas/121687

7. Confirme no botão verde.

Vamos votar!