Empreendimentos Econômicos Solidários recebem representante da Petrobras e são elogiados

31/07/2015
Empreendimentos Econômicos Solidários recebem representante da Petrobras e são elogiados

O Movimento de Organização Comunitária - MOC recebeu a técnica da Gerência de Responsabilidade Social da Petrobras, Marcelly Macedo, que acompanha o projeto Redes de Cidadania no Sertão da Bahia, desenvolvido pelo MOC com patrocínio da Petrobras. O primeiro encontro aconteceu no último dia 27, na sede da instituição e contou com as presenças de entidades parceiras. A presença de Marcelly objetiva monitorar as ações do projeto junto à equipe executora. Para tal foram realizadas visitas técnicas de acompanhamento junto aos empreendimentos, nos dias 28 e 29 de julho deste.  
 
Contemplada com uma Cisterna de Produção, uma das ações do projeto, a Cooperativa Polivalente Filhos da Terra (Coopefite), que fabrica bolos e biscoitos, localizada na Comunidade de Lagoa dos Bois, município baiano de Pé de Serra, foi a primeira a ser visitada no dia 28 por Marcelly, acompanhada pela  coordenadora do Programa de Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários (PFEES), do MOC, Gisleide do Carmo e por Willza Oliveira, coordenadora do projeto, na instituição. À tarde do mesmo dia a equipe visitou o “Grupo de Mulheres de Mucambo”, localizado na Comunidade de Mucambo, em Riachão do Jacuípe. 
 
Segundo Marcelly, as ações nos empreendimentos visitados têm correspondido às expectativas e aos objetivos propostos no Projeto. "Constatamos nas visitas realizadas aos empreendimentos que o papel do Projeto Redes e Cidadania no Sertão da Bahia que conta com o Patrocínio da Petrobras, poderá contribuir com a melhoria nos processos produtivos, garantindo um produto de qualidade, respeitando os padrões exigidos para comercialização, a fim de atender as necessidades de um mercado altamente competitivo”, ressalta.
 
No dia seguinte (29), a Associação Comunitária de Pedras e Região e a Associação Comunitária da Região da Onça, ambas localizadas no município de Conceição do Coité, também receberam a equipe que seguiram em visita até Serrinha, ao Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária, central de comercialização dos produtos dos empreendimentos. 
 
Coletividade
“Percebemos também que as mulheres e famílias envolvidas nas ações do Projeto estão engajadas com o discurso afinado em defesa do modelo de economia solidária, promovendo a inserção dos seus produtos e dos grupos no processo de comercialização através do PAA, PNAE e principalmente na negociação com mercado formal. Este resultado não seria alcançado se não houvesse a participação coletiva e representativa destes grupos em diferentes espaços de discussão em defesa dos direitos conquistados a partir da organização e do espírito do cooperativismo”, enfatiza Marcelly.
 
Segundo Willza Oliveira, coordenadora do projeto no MOC, as atividades foram encerradas no dia 30, em Riachão do Jacuípe, com um Seminário de Monitoramento e Avaliação de Resultados, com a presença da equipe e de grupos de produção local e do município de Nova Fátima e Pé de Serra. “Algumas ações que não estavam previstas no projeto, mas que acabou despertando nos empreendimentos,  através das capacitações,  foi a participação deles nos eventos promovidos pelo projeto”, ressalta Willza..
 
"Hoje no Seminário de Monitoramento e Avaliação saíram muitas coisas interessantes: a preocupação dos EES em permanecerem no acesso aos mercados, devido às exigências da vigilância sanitária; a demanda de trabalhar com tema Segurança no Trabalho” diz Marcelly. Os EES também solicitaram a ampliação da implantação das cisternas de água para produção para outros grupos, inclusive com bomba elétrica.
 
O Projeto foi lançado em agosto de 2014 com a parceria da Arco Sertão Bahia, Arco Sertão Central e COOPEREDE e tem como objetivo central contribuir para a elevação da renda de agricultores e agricultoras familiares de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) de 06 municípios dos Territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe, por meio da qualificação do processo, aumento da produção e a certificação para a comercialização em mercados institucionais.

Fonte: Maria José Esteves - Programa de Comunicação do MOC