Construção de cisternas viabiliza o processo de produção dos Empreendimentos Econômicos Solidários

29/07/2015
Construção de cisternas viabiliza o processo de produção dos Empreendimentos Econômicos Solidários

A necessidade da água para a produção de alimentos nos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) sempre foi um grande gargalo a ser superado na maioria dos municípios dos Territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe e do Portal do Sertão. Isso porque nas comunidades rurais, em sua maioria, não tem água encanada ou muitas vezes, os seus reservatórios de água são insuficientes.
 
Essa realidade era um desafio para muitos dos Empreendimentos localizados nesses Territórios, pois existia a dificuldade de acesso à água de qualidade e de armazenamento da água da chuva. Algumas dos EES envolvidos no Projeto Redes de Cidadania no Sertão da Bahia, o desafio já está sendo superado. “O projeto desenvolvido pelo MOC e que conta com o Patrocínio da Petrobras, contribuiu para a construção de Cisternas de Produção para atender às necessidades de oito Empreendimentos Econômicos Solidários”, ressalta Willza Oliveira, coordenadora do projeto e técnica do Movimento de Organização Comunitária (MOC).
 
As cisternas são de 52 mil litros e são de produção de alimentos que armazenam a água através da captação da água da chuva. Desta forma, o projeto vem contribuindo para melhoria dos processos de produção, promovendo assim a geração de renda para cerca de 200 agricultores e agricultoras envolvidos através de sua ação, nos municípios de Santaluz, Conceição do Coité, Serrinha, Riachão do Jacuípe, Pé de Serra e Nova Fátima.
 
Gestão e geração de renda
Segundo Willza, antes de serem beneficiados com a cisterna os agricultores e agricultoras também foram capacitados sobre como cuidar da água e como gerenciá-la de forma que seja bem utilizada e melhor aproveitada através de cursos. “Foram oito cursos de Gerenciamento dos Recursos Hídricos, nas comunidades onde os empreendimentos estão inseridos. Capacitações estas também promovidas pelo projeto”, enfatiza Willza. O projeto também prevê formação em qualificação, produção, padronização e certificação dos produtos e como adequá-los às normas técnicas.
 
Um dos Empreendimentos contemplados com a Cisterna de Produção é a Cooperativa Polivalente Filhos da Terra (Coopefite), que fabrica bolos e biscoitos, localizada na Comunidade de Lagoa dos Bois, município baiano de Pé de Serra. “A cisterna foi uma grande conquista para o nosso grupo. Antes tínhamos que ficar buscando água na cabeça ou esperando alguém colocar. Hoje não. Vamos ter nossa água de qualidade e isso vai diminuir os custos de produção e aumentar nossa renda”, declara Floripes Oliveira Mendes, Presidente da Coopefite
 
“Com as cisternas de produção nos empreendimentos os agricultores e agricultoras terão acesso a uma água de qualidade, além disso terão um valor a mais agregado à renda, pois deixarão muitas vezes de estar comprando água para o trabalho de produção, pois terão água armazenada por mais tempo”, diz Willza. “Vale acrescentar que cisternas para empreendimentos é um projeto pioneiro”, conclui.

Fonte: Maria José Esteves-Programa de Comunicação do MOC