Licenciatura em Educação do Campo é reivindicada em seminário

03/09/2008

Para que a educação do campo torne-se uma política pública que contemple a diversidade cultural e a vida do campo, faz-se necessário o envolvimento e integração de diversos atores sociais. Neste sentido, foi apresentada durante o Seminário de Intercâmbio e Articulação de Políticas Públicas de Educação do Campo uma carta solicitando a implantação do curso de Licenciatura em Educação do Campo.

O evento que foi realizado entre os dias 28 e 29 de agosto, pelo MOC em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Actionaid, em Feira de Santana, teve como objetivo, avaliar e discutir o processo de construção e implementação de políticas públicas de educação. A carta solicita ao governador Jacques Wagner autorização para implantação do curso na Universidade Estadual de Feira de Santana, o que contempla os objetivos do evento.

Segundo Vera Carneiro, coordenadora do Programa de Educação do Campo do MOC, o curso será muito importante uma vez que a Educação do Campo é uma conquista dos movimentos sociais e dos educadores que trabalham nas escolas do campo.

Representantes de diversos setores da sociedade como Secretarias Municipais de Educação, Conselheiros de Educação, Coordenadores de Educação, educadores e educadoras das ações sócio-educativas da Jornada Ampliada do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, das entidades rurais, Conselho de Desenvolvimento Territorial Sustentável, colaboraram com um abaixo assinado reforçando o documento, que será entregue por uma comissão a ser formada.

Experiência de Valente - Seis municípios estiveram apresentando experiências para que gestores públicos e representantes da sociedade civil refletissem melhor o papel social de cada um. Foram montados stands, que mostrou ações que visam garantir uma participação mais qualificada na melhoria da educação do campo, a exemplo da formação continuada de educadores e articulação de políticas públicas de Educação do Campo.

Joelma Oliveira, coordenadora do Projeto Conhecer, Analisar e Transformar a realidade do Campo (CAT) socializou em dos stands a experiência do município de Valente, através do Projeto Político Pedagógico de três escolas. Com um painel ela mostrou as ações sócio-educativas envolvendo educomunicação através de um jornal produzido na escola por alunos e professores, meio ambiente, com os produtos feitos com material reciclado, como pufe de garrafa peti, sacolas e bolsas plásticas de retalho, entre outras. Depois da exposição foi aberto espaço para debate com o grupo participante.

Para Joelma o momento de discutir um planejamento de ação a partir das idéias debatidas nos grupos foi uma iniciativa interessante. “O MOC foi muito feliz na organização do evento por reunir a sociedade civil e o poder público para pensarem juntos os passos para melhorar a educação nos municípios, a partir destas discussões decidimos elaborar um seminário neste mesmo modelo, em nosso município, mapeando as necessidades para serem discutidas” ressalta.

O fortalecimento das redes sociais em torno da educação do campo é uma estratégia de ampliação das discussões junto à comunidade e de fortalecer as ações do Selo UNICEF – Município Aprovado, garantindo os direitos das crianças e adolescentes a uma educação contextualizada e de qualidade.


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