Crianças pegam carona no ônibus da leitura

13/08/2008

Um ônibus diferente tem chamado a atenção de moradores do município de Conceição do Coité. Colorido e com muitos livros, traz em seu interior personagens que parecem ter saído de histórias infantis. É o Ônibus de Leitura Ambulante, fruto de um projeto desenvolvido por 30 educadores-leitores do projeto Baú de Leitura.

O projeto foi iniciado em abril de 2008 e pretende percorrer todas as escolas do município, inclusive as particulares, apresentando a metodologia do Baú de Leitura para os alunos e educadores que não trabalham com o projeto. A idéia deu tão certo, que já ganhou o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura Municipal.

A coordenadora de monitores, Vanusa Silva de Oliveira, uma das responsáveis pelo Ônibus Ambulante, explica que ao chegar nas escolas, educadores e egressos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) descem do ônibus caracterizados de personagens infantis, presente em livros trabalhados no Baú de Leitura. Desta forma, os alunos têm a oportunidade de conhecer os encantos da literatura através de apresentações teatrais e de jogos.

“O objetivo geral deste projeto, é favorecer a aquisição do gosto pela leitura lúdica e prazerosa. O ônibus é uma idéia ousada, que só veio para beneficiar os alunos e que pretendemos dar continuidade”, disse Vanusa Silva. Apesar do pouco número de escolas visitadas até hoje, os educadores já registram um aumento no número de alunos que freqüentam as salas de leitura.

Além deste espaço, é grande também o número de alunos que têm procurado a Secretaria de Educação querendo conhecer o projeto.  “Várias escolas particulares têm nos procurado solicitando a realização de oficinas sobre leitura. Devido à grande procura, nós educadores estamos planejando como atender toda esta demanda”, comenta a coordenadora de monitores.

Leitura e ressocialização – Não é apenas nas escolas que o Ônibus de Leitura Ambulante tem ajudado no desenvolvimento dos alunos. Psicólogos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Conceição do Coité estão utilizando o Baú de Leitura para ajudar no processo de ressocialização de crianças que se encontram em situação de vulnerabilidade social. São crianças com idade entre 03 e 11 anos, que possuem dificuldade de aprendizado, de relacionamento com outras pessoas e também dificuldades de cognição.

Katiana Brito Moura Santos, uma das psicólogas do CRAS, explica que a metodologia do Baú de Leitura foi uma das formas encontrada para ajudar no processo de ressocialização, pois ao mesmo tempo que trabalha a leitura, desenvolve atividades lúdicas e ainda aborda a cultura local de maneira diferenciada. Pelo menos uma vez por mês, estas crianças também terão o prazer de viajar e conhecer outros lugares através dos encantos da leitura.


DOWNLOAD DO ANEXO