Sisal e Jacuípe elegem 20 delegados para a Conferência de Comunicação

30/07/2008

Colaboração Agência Mandacaru

A Plenária dos Territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão Agreste, Piemonte e Litoral Norte aconteceu no dia 27 de julho, na Universidade Estadual de Feira de Santana, onde os participantes debateram a construção de propostas para serem levadas para a I Conferência de Comunicação Social da Bahia, que acontece nos dias 15, 16, 17 de agosto.

Atendendo as expectativas, a plenária reuniu aproximadamente 400 pessoas, tornando-se até o momento a que mais obteve participação. Os debates giraram em torno de quatro eixos temáticos, entre eles Cidadania e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, Comunicação e Educação, Políticas Públicas de Comunicação e Comunicação e Desenvolvimento Territorial, onde representantes do poder público e sociedade civil, empresários e estudantes da área se dividiram na elaboração de políticas que fomentem uma comunicação mais democrática e elegeram delegados para representá-los na conferência estadual.

Na abertura do evento houve a apresentação de peça teatral, onde atores utilizaram o exemplo das rádios comunitárias para abordar a questão do direito a comunicação. Em seguida formou-se uma mesa com representantes do poder público e sociedade civil, que após breves falas deram espaço para a formação dos grupos de acordo com os eixos.

Após o levantamento de questões acerca da comunicação que temos e a que queremos para o estado, os grupos elegeram uma proposta como prioritária para cada eixo. Foram eleitos 42 delegados para esta etapa, entre esses delegados 12 representarão os Território do Sisal e 08 a Bacia do Jacuípe. A eleição aconteceu em duas etapas, primeiro os delegados foram escolhidos a partir dos eixos temáticos, depois a partir dos territórios numa tentativa de garantir uma representação equilibrada para as regiões.

Discussões por eixos - No grupo que debateu Comunicação e Educação, a discussão girou em torno da criação de uma disciplina de Comunicação para os níveis fundamental 2 e médio, capacitação de professores e estruturação das escolas com equipamentos, melhorias de alcance e funcionamento das rádios e Tvs universitárias e comunitárias, com cunho pedagógico. Este foi um dos eixos com maior número de participantes.

Para o estudante de comunicação, Emerson Azevedo, que participou dos debates no eixo de Cidadania e Novas Tecnologias da Informação, a discussão foi muito válida, mas afirma que um dia ainda é muito para discutir comunicação. “É muito louvável a iniciativa de reunir pessoas para debater uma temática tão importante como o direito a comunicação e a inserção de novas tecnologias, acredito que estas podem ser melhores utilizadas se convergirem com as que já existem, como a TV por exemplo”, ressalta Emerson Azevedo.

Neste eixo foram levantadas propostas como a criação de um conselho pedagógico, para multiplicadores comunitários voltados para a produção e divulgação da cultura e do conhecimento.

Outro eixo que sugeriu a criação de conselhos foi o de Políticas Públicas de Comunicação, onde foi defendida a idéia de diversificar o investimento em comunicação através da criação de um projeto de lei debatido pela sociedade, que vise à ampliação desse recurso e a gestão compartilhada, através de conselhos territoriais e estadual de comunicação, que contemple as diversas mídias, inclusive a comunitária, na busca de consolidar este direito na prática.


A discussão sobre Comunicação e Desenvolvimento Territorial teve um bom nível de participação, onde os debates se concentraram na criação de um Conselho Estadual Deliberativo que permita a intervenção nas ações diretas de comunicação do estado. Além da criação de projetos envolvendo universidades, capacitação de comunicadores e demais idéias que subsidiaram o debate sobre o direito a políticas de comunicação.

Sobre a importância de compreender estas políticas como um direito, afirma Gilvando Marques, professor de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). “É necessário consolidar a democracia e construir a cidadania, e isso só acontece quando temos comunicação de fato, com isso vai existir cada vez mais aproximação do cidadão a outras políticas num sentido bem maior”.

A sistematização de todas as propostas escolhidas para serem prioritárias em cada eixo será divulgada através site da AGECOM (http://www.agecom.ba.gov.br), que junto a outras entidades faz parte da organização da conferencia e das plenárias, que se encerram em Salvador, no dia 02 de agosto, para os públicos da Região Metropolitana e Recôncavo, esta  já possui um número de aproximado de 1000 inscritos.


DOWNLOAD DO ANEXO