Comunicação e Cultura priorizadas na Bacia do Jacuípe

21/05/2008


Em uma longa caminhada de discussões sobre a cultura e comunicação do Território Bacia do Jacuípe alguns avanços já podem ser sentidos. Atualmente o Território conta com um Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável criado pelo Conselho de Desenvolvimento Rural (CODES Jacuípe) focado em cinco eixos – Agricultura Familiar, Educação, Saúde, Meio Ambiente e Comunicação e Cultura – com objetivo de ampliar, inovar e estimular de forma dinâmica o desenvolvimento na região.

Marcada por uma cultura forte, mas sem identidade unificada, a sociedade civil sentia necessidade de criar espaços para potencializar os talentos do território. Um desses espaços que já existem há dez anos é a Companhia Reluz que capta recursos para investir em cultura com sede em Pintadas.

Outros espaços de debates sobre o assunto surgiram em 2006, um Fórum de Cultura e o Grupo de Trabalho, onde se discutia também a necessidade de ter uma dinâmica de comunicação mais eficaz. Segundo Vandelson Gonçalves, diretor de arte da Companhia Reluz e coordenador do GT do território, existia sim iniciativas de comunicação com rádios comunitárias, jornal, mas não existia um olhar para voltar a comunicação como instrumento do desenvolvimento territorial.

Ações - O eixo de Comunicação e Cultura está estruturado em quatro partes. Uma delas Gestão Cultural, que tem como ações previstas a capacitação de gestores públicos e privados para a institucionalização de movimentos culturais que garantam a existência de entidades trabalhando com cultura.

Uma outra parte que o plano contempla é a discussão de Economia e Cultura, onde festivais de cultura dando ênfase nos produtos artísticos, e no consumo destes pela própria população são o foco da ação, além de incentivar a geração de renda e fortalecimento da identidade no território.

Dentro das ações planejadas para a Comunicação está a capacitação de comunicadores com a realização de cursos para esta formação. A idéia é instrumentalizar cada grupo, composto por três pessoas por município que receberão um kit para produzir áudio, vídeo, impresso e digital com informações a nível municipal e territorial, garantindo a visibilidade das ações.

O resultado deste processo seria a criação de portal, alimentado por notícias de todos os municípios. O objetivo é conectar as pessoas para que se torne um espaço de referência. O projeto será financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e tem início em 2009.

O papel central deste eixo, segundo Vandelson é viabilizar a comunicação no território. “As pessoas não sabem nada dos municípios vizinhos, é importante que a identidade cultural se fortaleça e que as pessoas se aproximem, entendendo que a comunicação é primordial para a divulgação e difusão das potencialidades dos municípios”, afirma.

Além das discussões de comunicação e cultura, existe no território uma intensa mobilização por parte do poder público e da sociedade civil em torno dos demais eixos priorizados no Plano de Desenvolvimento Territorial. As diversas ações desenvolvidas buscam de forma integrada o desenvolvimento sustentável do território.


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