Coletivo Regional de Jovens se oficializa

16/04/2008

Nos dias 20 e 21 de abril cerca de 135 jovens dos Territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão participam do Seminário Regional de Intercâmbio da Juventude Rural e do processo de institucionalização do Coletivo Regional Juventude e Participação Social (CRJPS).

 

Para que os jovens possam conhecer as experiências dos coletivos será realizado o seminário no dia 20 de abril no Clube Social na Comunidade em Belo Alto, em Candeal. Na ocasião, os jovens irão debater em um painel temático sobre as diretrizes e perspectivas das políticas públicas de juventude. Durante o seminário também serão avaliadas e construídas pelos jovens propostas de políticas públicas que serão apresentadas na Conferência Nacional de Juventude que acontece de 27 a 30 de abril, em Brasília.

 

A representação oficial do jovem rural nos conselhos municipais será garantida a partir do dia 21 de abril com a Assembléia de Institucionalização do CRJPS. O evento conta com a participação de jovens de 23 coletivos e do município de Euclides da Cunha que está articulando jovens para implantação do coletivo na região.

 

Para Emanoel Sobrinho, representante do MOC no Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) somente a identidade política de juventude não garante a representação oficial com direito a voto nos conselhos municipais e outros espaços político-institucionais de participação popular. Emanoel afirma que nesse momento de institucionalização é de fundamental importância o apoio das entidades sindicais, associações, movimentos sociais e entidades apoiadoras para que o jovem possa alcançar essa conquista.

 

Até o momento, apenas os coletivos de Antonio Cardoso e Tucano se constituíram em associações de jovens. De acordo com Dailson Andrade, Coordenado Executivo do Coletivo Ação Juvenil de Tucano, os coletivos precisam de personalidade jurídica para aumentar as possibilidades de desenvolvimento de projetos que apóiem a juventude.

 

Segundo Dailson o primeiro passo após a institucionalização do CRJPS será a qualificação técnica da diretoria do coletivo que serão capacitados em gestão institucional e construção de projetos com apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviços (CESE).    


DOWNLOAD DO ANEXO