Cooperativa estimula inclusão social

02/04/2008

Para fortalecer as ações da agricultura familiar será instalada em Feira de Santana a Cooperativa de Crédito da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia (Ascoob Central). A cooperativa é a primeira central de crédito do Nordeste direcionada a agricultura familiar e economia solidária, sendo formada, inicialmente, pelas cooperativas de Itapicuru, Serrinha, Credimonte e Araci, totalizando 15 mil sócios em 45 municípios da Bahia.

 Para comemorar o lançamento da nova central de crédito, no dia 12 de abril, cooperados, representantes da sociedade civil e poder público se reúnem no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) para participar da Assembléia de Constituição da Ascoob Central. A criação da central de crédito foi autorizada em 25 de janeiro de 2008 pelo Banco Central do Brasil (Bacen) para prestar serviços e apoio especializado às suas afiliadas. 

De acordo com Alécio Brito, assessor de gestão da central, a cooperativa vai supervisionar e capacitar as cooperativas afiliadas, captando recursos que serão disponibilizados para os cooperados.  

“É importante ressaltar que apenas a cooperativa central tem acesso a determinados recursos, por exemplo, o crédito que permite a reforma de casas e aquisição de imóveis de forma mais simples para os agricultores familiares. Por isso, se torna essencial a capacitação das cooperativas afiliadas para que estejam em sintonia com as políticas territoriais para estimular a inclusão social”, explica Alécio.  

O evento conta com a presença do ministro do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, representantes da Associação Nacional do Cooperativismo de Crédito da Economia Familiar e Solidária (Anconsol), da União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e de Economia Solidária (Unicafes) e Secretaria do Desenvolvimento Territorial.  

Programação – A Assembléia de Constituição será iniciada às 9h com a realização de uma mística pelo assessor de educação cooperativista da Ascoob, Reis Oliveira, seguida pela apresentação das cooperativas participantes e exposição do processo de constituição da Ascoob Central. Após o ato de constituição será oferecido um almoço aos participantes na Mansão 888 com apresentação de atrações culturais.  

A Cooperativa de Crédito da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia irá funcionar na Avenida Senhor dos Passos, 51, em Feira de Santana.       


DOWNLOAD DO ANEXO