Dia Internacional da Mulher

05/03/2008

Garantir a igualdade de direitos sem abrir mão das suas particularidades. Esse é um dos desafios da mulher contemporânea, que conquista o mercado de trabalho, mas ainda lida com a discriminação doméstica e profissional. Para reverter esta situação, as trabalhadoras rurais da região semi-árida da Bahia lutam para ter mais participação nos espaços de decisão política. 

Até a década de 80 a mulher não tinha direito de participar de associações, sindicatos e cooperativas, cabendo à elas as tarefas da casa e a educação dos filhos, enquanto os homens trabalhavam fora e sustentavam a família. “Essa é uma característica da sociedade que começou a consolidar a divisão do trabalho por gênero e que negava à mulher qualquer direito enquanto cidadã”, afirma Vandalva Oliveira, coordenadora do Programa de Gênero do Movimento de Organização Comunitária (MOC).

De acordo com Vandalva, a condição de mulher passiva teve tempo determinado e foram criadas novas relações de gênero. Na década de 80, um grupo de mulheres liderado por Madalena dos Santos, mais conhecida como Madalena de Araci, teve o incentivo do MOC para se organizar.

Com isso, a mulher do semi-árido baiano decidiu sair do anonimato e se reuniu em grupos sociais criando o Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais (MMTR). Para Madalena, trabalhadora rural que está presente no MMTR desde sua criação, a organização adquirida pelas mulheres superou as dificuldades e só assim as reivindicações de gênero começaram a ser aprovadas e garantidas na constituição federal.

A organização das trabalhadoras rurais garante políticas públicas nas áreas de saúde, educação, documentação civil, assistência social, crédito, água, segurança, geração de renda e assistência técnica. “As políticas para o gênero não estão ainda da forma que desejamos, mas começamos a avançar no momento que percebemos que as mulheres não deveriam ficar no cantinho quietas, achando que lugar de mulher era em casa”, declara Vandalva. 

Mobilização – Para homenagear as trabalhadoras rurais que lutaram e ainda lutam pela conquista de políticas públicas para garantia dos direitos do gênero, cerca de 500 mulheres se reúnem no dia 08 de março para comemorar o Dia Internacional da Mulher.

As mulheres dos Territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão participam da comemoração em Riachão do Jacuípe para apresentar as conquistas alcançadas em 2007 e reivindicar melhor qualidade de vida para as trabalhadoras rurais.

Pela manhã serão apresentadas, no auditório do Riachão Palace Hotel, dramatizações que retratam as necessidades dos grupos de mulheres de cada um dos 36 municípios que participam do evento. Na ocasião será entregue aos representantes do poder público a Proposta de Interesse das Mulheres contendo as demandas das trabalhadoras rurais.

No intervalo das dramatizações, o público será animado pelo grupo Mulheres que Cantam e Encantam, com apresentação de músicas relacionadas às demandas identificadas pelos municípios. Ainda no dia 08 de março, acontece uma caminhada pelas ruas de Riachão do Jacuípe para chamar atenção da população em relação às necessidades das trabalhadoras rurais.

 

 

 


DOWNLOAD DO ANEXO