Abraço Sisal é destaque no cenário estadual

12/12/2007

Criada em 2004, a Associação de Rádios e TVs Comunitárias do Território Sisaleiro (Abraço Sisal) surge com o objetivo de contribuir para a efetivação de oportunidades locais voltadas para a democratização da comunicação, sobretudo, através das rádios comunitárias dessa região. “A Abraço Sisal é uma entidade que têm contribuído para o desenvolvimento da nossa região. Além de trabalhar diretamente com as rádios comunitárias, a entidade promove debates constantes sobre o verdadeiro papel de uma rádio comunitária e também do meu, enquanto comunicadora”, afirma Ana Maria, comunicadora comunitária da rádio Cruzeiro FM, município de Tucano.

Atualmente cerca de 15 emissoras estão filiadas à entidade e recebem constantemente apoio através de capacitações técnicas e de conteúdo, além de participarem ativamente dos debates regionais sobre a comunicação comunitária no cenário atual. Durante o ano de 2007, a Abraço Sisal realizou visita in loco nas rádios comunitárias filiadas, detectando problemas que foram trabalhados durante o decorrer do ano, como por exemplo, a rádio Nordestina FM no município de Nordestina.

“Estávamos com a diretoria desatualizada e sem funcionamento do conselho comunitário, órgão responsável pela programação da emissora, depois do acompanhamento da Abraço Sisal, fizemos um trabalho de base e reorganizamos esses espaços que são estratégicos para o sucesso da emissora e a garantia da participação da comunidade”, explica Silvano Manoel,diretor da rádio.

“Além de fazermos a visita nas rádios, esse ano investimos em uma metodologia diferenciada, pois, foram realizados intercâmbios com as próprias rádios e descobrimos que existem trabalhos interessantes que podem ser aplicados outras associações e emissoras. Um exemplo concreto foi à construção de uma grade referência de programação para ser aplicada nas rádios comunitárias filiadas a Abraço Sisal e porque não dizer outras rádios comunitárias espalhadas pelo estado.

Essa grade foi feita a partir da experiência e realidade de cada rádio e aos poucos estamos percebendo a mudança e a contribuição da rádio para o desenvolvimento da comunidade, sobretudo na área do jornalismo comunitário”, relata Edisvânio Nascimento, diretor da entidade.

Ocupando espaços estratégicos- Outro marco na história da entidade é a sua participação no Comitê Regional pela Democratização da Comunicação, composto por diversas entidades que trabalham com comunicação na Região Sisaleira. Nesse espaço será possível debater e propor ações concretas que irão contribuir para a democratização da comunicação, tendo em vista que as rádios comunitárias na sua maioria são vistas como principais estimuladoras das vozes não agraciadas pela grande mídia.

“Se tivéssemos que dar uma nota a atuação da entidade neste ano, seria 7,0, pois devemos continuar nessa estrada, almejando sempre a nota máxima. Avalio que mesmo diante dos inúmeros desafios enfrentados, tivemos um avanço significativo. O que só aumenta a nossa responsabilidade para com as rádios que estão filiadas a Abraço Sisal e aquelas espalhadas pelo estado”, afirma Dulce Fontes, diretora da Abraço Bahia e Sisal.


Ainda em 2007, alguns representantes das rádios comunitárias da região sisaleira, participam do Congresso da Abraço Nacional em Brasília, que irá ocorrer entre os dias 14 a 17 de dezembro. “Estamos enxergando essa, como mais uma oportunidade de levantar a bandeira e defender a luta pela democratização da comunicação, através das rádios comunitárias”, afirma Arlene Freire.
Mais informações sobre a Abraço Sisal, acesse: www.abracosisal.org.br


DOWNLOAD DO ANEXO