Qualidade de vida para os sertanejos

22/11/2007

Há um ano, o projeto Parceiros Por Um Sertão Justo tem contribuído com a melhoria da qualidade de vida de crianças dos municípios de Conceição do Coité, Araci e Riachão do Jacuípe. As ações do projeto estimulam o fortalecimento da agricultura familiar, educação contextualizada e acesso à água de qualidade para o consumo humano.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Actionaid Brasil, uma organização sem fins lucrativos, com sede na Inglaterra e escritório no Brasil. Os beneficiados são atendidos no sistema de vínculos solidários, onde há a formação de um elo entre a criança e o doador. O Parceiros Por Um Sertão Justo conta com doação mensal de pessoa física, enviada para cada criança, que é acompanhada pelo padrinho do projeto através de mensagens e relatórios.

De acordo com Alenaide Lima, jovem do projeto que acompanha famílias cadastradas no município de Conceição do Coité, o acesso a água e alimentos saudáveis reduziram o número de doenças das crianças. Alenaide conta que o momento da coleta de mensagens para os padrinhos do projeto é sempre uma alegria. “Eles gostam muito quando as pessoas vêm aqui buscar as mensagens deles, onde contam como é a vida aqui e como esta parceria já tem ajudado a comunidade”.  

Essa experiência piloto também tem proporcionado a crianças da região maior qualidade na educação. Cerca de 130 estudantes foram estimulados a ler a partir do contato com Baús de Leitura, composto por livros de histórias infantis, adquiridos através do projeto.

Para Cleonice Oliveira, integrante do Programa de Educação do MOC, a sensibilização feita pelos monitores do projeto com os educadores do campo por uma educação contextualizada e de qualidade tem estimulado a aquisição de livros paradidáticos para as bibliotecas das escolas. Cleonice destaca que em 2008 os municípios de Serrinha, Ichu e Quijingue também serão beneficiados pelas ações do projeto. 

Uma nova forma de aprender – As ações do Projeto Parceiros Por Um Sertão Justo também alcançam as famílias das crianças cadastradas, que são capacitadas em técnicas agroecológicas e aprendem como ter água de qualidade através da construção e manutenção da cisterna. Na comunidade de Juazeirinho, em Conceição do Coité, as famílias fizeram visitas de intercâmbio para discutir a importância da agroecologia e participaram de um curso de horticultura, onde produziram uma horta de verão na escola da comunidade.

Os estudantes da escola de Juazeirinho visitam diariamente a horta, onde aprendem técnicas de agroecologia e colhem os alimentos que serão usados na merenda escolar. Os educadores, em parceria com as famílias dos alunos, ensinam como plantar sem agredir o meio ambiente e a importância do consumo de alimentos saudáveis.  O agricultor José Ildo, morador da comunidade de Açude de Aroeira, no município de Conceição do Coité, tem 10 netos cadastrados no projeto.

Orgulhoso, ele diz que os netos não trabalham na terra. “Eles estudam na escola do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil pela manhã, e a tarde estão na escola regular. A plantação para eles é apenas um passatempo”, conta.  

José Ildo explica que com as capacitações está aprendendo a potencializar suas ações. O conhecimento adquirido pelo agricultor beneficia toda a família, que antes se encontrava em situação de insegurança alimentar, e agora possui todos os dias alimentos de qualidade na mesa. Através dos cursos que tomou, José Ildo passou a plantar mais e tem gerado renda para família.   

 


DOWNLOAD DO ANEXO