Lição de Cidadania

13/11/2007

Movidos pelo lema “Água, Liberdade e Cidadania”, cerca de cinco mil agricultores e agricultoras dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Rio Grande do Norte, estiveram reunidos em Feira de Santana para comemorar a marca de um milhão de pessoas com acesso à água de qualidade na região e reivindicar a continuidade da parceria com o governo federal, que possibilitou a construção de mais de 160 mil cisternas.

As primeiras delegações começaram a chegar às seis horas da manhã. Três horas depois, a cidade já estava repleta de famílias agricultoras beneficiadas pelo Programa Um Milhão de Cisternas Rurais (P1MC), da Articulação do Semi-Árido Brasileiro (ASA). Com faixas, bandeiras e cartazes evidenciando a necessidade das cisternas e da continuidade do P1MC, homens e mulheres partiram em caminhada até o Campo de São Paulo, local onde foi realizado um ato público. No espaço, o grupo foi recebido pelo cantor e representante da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Roberto Malvezzi, que destacou a importância da água na vida do povo do Semi-Árido em suas canções.

Um dos momentos mais emocionantes do evento foi protagonizado por mulheres agricultoras representantes de cada um dos estados que integram o semi-árido brasileiro. Lembrando a luta feminina da busca pela água para abastecer a família, as mulheres com potes de água na cabeça encheram uma cisterna, simbolizando a partilha, a solidariedade e a necessidade de levar água para mais quatro milhões de pessoas da região.

Representantes das três religiões que mais congregam fiéis no Brasil - católica, evangélica e africana - também falaram sobre a importância da água para a convivência com o semi-árido e de que forma o P1MC está modificando as relações sociais na região. Na ocasião, a agricultora e cisterneira Socorro Rodrigues, de Limoeiro do Norte, no Ceará, que representou todas as famílias que conquistaram as cisternas através do P1MC, falou sobre as mudanças ocasionadas na vida de quem já foi beneficiado pelo Programa.

Uma bandeira, que circulou entre os agricultores, expressava a importância da continuidade do programa: “Não dá para medir a felicidade do povo do Semi-Árido. Mas, se tivesse que medir, seria em litros”.  O ato público foi o momento de agricultores, monitores, animadores, e equipe técnica do P1MC reivindicarem a assinatura de um novo convênio entre a ASA e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

No momento de encerramento da celebração, o coordenador executivo da ASA, José Aldo dos Santos, entregou a prestação de contas do P1MC, referente ao Termo de Parceria 01/2003 ao secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Onaur Ruano.

Também foi entregue ao secretário um abaixo-assinado contendo cerca de 40 mil assinaturas. Na oportunidade, Onaur Ruano anunciou a celebração de um novo termo de parceria com a ASA, ainda este ano, para a construção de mais cisternas no semi-árido.


DOWNLOAD DO ANEXO