Mãos que Trabalham inicia as atividades da segunda etapa

26/10/2007

O projeto Mãos que Trabalham, que há um ano tem transformado a vida de mulheres das regiões de Feira de Santana, Sisaleira e Bacia do Jacuípe, retornou suas atividades ontem (25.10.07) com a realização de um seminário que apresentou a nova proposta para as jovens monitoras e articuladoras municipais.

Nesta segunda edição, o projeto desenvolvido pelos programas de Fortalecimento da Agricultura Familiar e Gênero, tem o objetivo de contribuir para que as mulheres produtoras e seus grupos funcionem com princípios da economia solidária e da agroecologia. De acordo com a técnica do MOC, Lorena Cruz, a proposta desta fase do projeto foi baseada nas dificuldades encontradas pelos grupos de produção durante a realização das atividades no primeiro ano, como a comercialização e a ação limitada das mulheres no campo da conservação ambiental e manejo agroecológico.

As ações do projeto contemplam a realização de intercâmbios entre as experiências e oficinas sobre relações interpessoais, relações sociais de gênero, a fim de que sejam estabelecidas relações de gênero mais justas. Neste segundo ano, a novidade é o Baú de Leitura. De acordo com a coordenadora pedagógica do MOC, Célia Firmo, foi identificada a dificuldade das mulheres que integram os grupos de produção em ler e escrever. A expectativa é que através da leitura lúdica e prazerosa, proporcionada pelo Baú de Leitura, as mulheres sejam estimuladas a voltarem a estudar. Os grupos terão oficinas com integrantes da equipe de Educação do Campo do MOC e cada município receberá um Baú para o trabalho dos grupos. 

Para Valmira Lopes de Souza, que acompanha o grupo Mulheres de Fibra em Santa Luz, o grupo conseguiu desenvolver a produção com a ajuda do projeto Mãos que Trabalham. “Hoje as mulheres organizadas estão conseguindo fazer um produto de qualidade e estão vendendo mais”.

O projeto tem o patrocínio da Petrobras e é apoiado por entidades do movimento social das regiões envolvidas.

 


DOWNLOAD DO ANEXO