Mulheres sertanejas inauguram sede em Feira de Santana

17/10/2007

As cantigas regionais e animação das mulheres marcaram no dia 11 de outubro a inauguração da sede da Rede de Produtoras da Bahia e Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais (MMTR Regional) em Feira de Santana. Cerca de 150 pessoas festejaram a conquista da casa que vai hospedar as mulheres dos empreendimentos solidários dos Territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão e onde começa a funcionar o escritório das duas entidades. 

Patrícia Nascimento, coordenadora da Rede de Produtoras da Bahia, afirma que a aquisição desse espaço é mais um resultado da organização das mulheres. “É um sonho que está se tornando realidade. Foram grandes esforços para chegar aqui e com a nossa união temos agora um local próprio para reunir as mulheres que participam da Rede e do MMTR”, conta.

Durante a inauguração, foi realizada uma mesa redonda com representantes das entidades parceiras da Rede e MMTR, que deram depoimentos sobre a importância desses grupos em sua jornada. Na ocasião, os visitantes puderam adquirir os produtos dos 40 empreendimentos solidários e saborear um almoço típico do Sertão. Participou ainda do festejo, o grupo Mulheres que Cantam e Encantam, com apresentação de cantigas sertanejas que emocionaram os participantes.

Segundo Neide Santos, representante do MMTR do Município de Retirolândia, a parceria da Rede com o MMTR já existia antes dessa união para estruturar a sede. “A Rede surgiu a partir da necessidade de formalizar os grupos de trabalho, sendo que muitas dessas mulheres produtoras já eram participantes do MMTR”, conta. Neide também ressalta que a união das entidades oferece mais conquistas para o gênero. “Agora que estamos mais unidas, lutamos juntas pelo nosso espaço, pela dignidade da mulher e seu crescimento financeiro e humano”, diz.

Comercialização dos produtos - A presença da Rede de Produtoras e do MMTR na cidade, é para as mulheres um novo canal para distribuição dos produtos, sendo o ponto de referência para comercialização. Joelma Bispo, integrante do grupo Mãos de Fada do município de Conceição do Coité, relata que atualmente os grupos produtores têm um ponto de identificação para mostrar seus produtos. “Sem uma sede, as pessoas procuravam as nossas mercadorias e não sabiam onde encontrar por causa da produção feita em vários municípios”, afirma.

A implantação da sede é uma oportunidade da população feirense conhecer mais de perto o trabalho realizado pela Rede e MMTR. Para Rosa Helena, coordenadora de comercialização da Rede de Produtoras e integrante do grupo de produção Aliança Jovem de Feira, a venda dos produtos vai aumentar, pois o mercado de Feira é amplo. “A nossa expectativa é fortalecer a Rede de Produtoras e Movimento de Mulheres, incentivando a geração de emprego e renda”, conta.

A sede, localizada no bairro da Barroquinha, funciona todos os dias da semana das 9 às 17h.  Além de ponto para armazenamento dos produtos, irá funcionar como centro de formação, onde serão realizadas as capacitações e reuniões mensais dos grupos. “Com a integração entre os grupos, as mulheres vão se fortalecer porque passam a se conhecer melhor e tem mais oportunidade de trocar conhecimentos”, afirma Rosa.


DOWNLOAD DO ANEXO