Partilha de resultados e reconhecimento

23/05/2007

Trilhando caminhos para a convivência com o Semi-árido. Com este tema o Relatório Anual 2006 do MOC foi lançado na sexta-feira, 18 de maio, em Feira de Santana, mostrando o fruto das atividades realizadas por cada programa que compõe a entidade, na perspectiva de construção de um semi-árido mais justo. O evento também contou com espaço de debate formado por uma mesa redonda, mostra de experiência e premiação à imprensa com o Prêmio Mídia Sertão Justo.

A abertura do evento teve inicio com a exibição do filme Por um sertão justo, produzido pelos austríacos Niko Mylonas e Franz que se mostraram surpresos e emocionados ao receberem do Prêmio Mídia Sertão Justo, que tão bem retratou a convivência com o semi-árido baiano na prática da vida e das ações do MOC e dos seus parceiros, revelando a sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida dos sertanejos.

Estes resultados foram comprovados na prática, mostrando que essa convivência é possível. Durante a participação do agricultor Abelmanto Carneiro de Oliveira, o jovem inventor como ficou conhecido, apresentou a bomba malhação, instrumento de irrigação criado por ele e que já vem sendo adotado pelos demais agricultores da região.

Uma mesa para partilhar experiências - O lançamento também foi espaço de debate de idéias e troca de significados. Durante a mesa redonda o tema central do relatório, Convivência com o semi-árido - O que significa na prática? foi o mote para a discussão sobre o significado das experiências que já vem sendo desenvolvidas e o seu significado para a vida dessas pessoas.

A mesa contou com a participação de jovens, mulheres, educadores, agricultores e lideranças comunitárias que fazem parte do público prioritário da entidade.

Prêmio Mídia Sertão Justo - Em reconhecimento àqueles que ajudam dar visibilidade a todo esse trabalho, o prêmio Mídia Sertão Justo homenageou a imprensa pela veiculação de notícias que mostram o semi-árido e suas potencialidades. Na categoria jornal impresso o premiado foi o jornalista Danilo Fraga, do jornal A Tarde pela matéria que trazia o seguinte título: A cartilha política e o bê-á-bá do sertão, em 28 de outubro de 2006, que apresentou através de pesquisa e aprofundada contextualização o perfil do jovem que vive hoje na região e um crescente nível de conscientização política.

Na categoria TV, a matéria premiada deu destaque às crianças do Projeto Baú de Leitura, realizada pelo repórter Isaías Malhado, da Subaé. Já a categoria internet premiou a matéria de Maria Luiza Cavalcante, do site BBC Brasil, que foi representada por Paulo Marcus da Rádio Sabiá FM. O prêmio ainda homenageou a categoria de rádio com a matéria sobre o Projeto Mãos que trabalham na Região Sisaleira, de Genivaldo Silva, veiculada em 22 de dezembro pela Rádio Sisal AM, de Conceição do Coité.

As matérias premiadas foram escolhidas a partir do enfoque dado as questões ligadas ao semi-árido, o aprofundamento da temática, a abordagem voltada para a transformação social e a inclusão do conceito de convivência com a região. O evento se encerrou com a participação do grupo Mulheres que cantam e encantam que fez todos dançarem formando uma ciranda que teve um simbolismo muito próprio do encontro, de mãos dadas por um sertão mais igualitário.


DOWNLOAD DO ANEXO