Troca de saberes e produtos

02/05/2007

Para proporcionar o debate sobre propostas de fortalecimento da Agricultura Familiar e Economia Solidária na região, acontece no período de 10 a 12 de maio na cidade de Feira de Santana o II Ciclo da Agricultura Familiar e Economia Solidária dos Territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão (Feira de Santana).

Em 2006, o Ciclo da Agricultura Familiar foi realizado na cidade de Serrinha e contemplava apenas o Território do Sisal. A mudança para de Feira de Santana foi devido ao forte caráter comercial da cidade e a inclusão do Portal do Sertão no evento.

As discussões programadas para o Ciclo estarão acontecendo no Centro Educacional de Cidadania Filinto Bastos e no auditório do Colégio Padre Ovídio. Durante os três dias, a população de Feira de Santana poderá conferir o artesanato e demais produtos originados dos territórios envolvidos que acontece na Praça Bernadinho Bahia.

O primeiro evento do Ciclo será uma palestra sobre Legislação Sanitária para os produtos da Agricultura Familiar, que acontece no dia 10 de maio no auditório do Colégio Padre Ovídio. A palestra será ministrada pelos representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia. “A palestra tem o objetivo de apresentar a legislação sanitária para os agricultores familiares dos 20 empreendimentos que trabalham com alimentos”, informou Iara Andrade, diretora de comunicação da União Nacional das cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES).

Encontro de Jovens - Integrantes dos 20 grupos juvenis existentes nos três territórios também estarão reunidos em Feira de Santana. Eles participam da Troca de Experiência: Espaço da Juventude, que acontece no dia 11 de maio no Centro Educacional de Cidadania Filinto Bastos. “A idéia é que os jovens também possam contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar através da troca de saberes”, disse Renata Santana, técnica do MOC.

Trocas Solidárias – Durante todo o dia, a comunidade de Feira de Santana poderá conferir de perto os produtos das mulheres sertanejas. Os produtos serão comercializados durante a Feira das Mulheres Produtoras que acontece na Praça Bernadinho Bahia.

A novidade durante a feira será a Troca Solidária. “A troca solidária consiste na permuta de um produto ou saber, sem precisar da Moeda Real. Pode ser da forma direta trocando seu produto ou saber pelo outro utilizado a Moeda Social, que é uma nota simbólica que irá circular nos dias da feira”, conta Gisleide Oliveira, integrante do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar do MOC.

Além da exposição de experiências para convivência com o semi-árido e divulgação dos trabalhos que estão sendo realizados nas comunidades, serão apresentadas atrações culturais para animar os participantes do Ciclo.

O evento é realizado pelo MOC, entidades do Movimento Social da Região Sisaleira da Bahia e Bacia do Jacuípe e Segmentos dos Governos Federal, Estadual e Municipal.